Filiado à

No dia de combate ao câncer de mama, o povo luta contra o desmonte da ciência brasileira


Publicada dia 19/10/2021 21:18

O dia 19 de outubro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, instituído no início da década de 1990, mas o desinvestimento em ciência e tecnologia praticado criminosamente pelo governo Bolsonaro atrapalha e prejudica as políticas de combate e prevenção do câncer de mama e também outros tipos de cânceres e todas as demais doenças.

O SINDECTEB ressalta que essa data objetiva as trabalhadoras a estimular práticas que levem à prevenção e ao diagnóstico precoce, facilitando, assim, o enfrentamento da doença.

Infelizmente, a atual gestão do Ministério da Saúde vê como “gasto” o investimento do dinheiro público em campanhas, tratamentos, prevenção do câncer feitos pelo SUS e na pesquisa científica e tecnológica, fundamentais para reduzir e combater a doença.

Assim como fez durante toda pandemia com a categoria ecetista, deixando de investir e aplicar medidas efetivas, esse ano, a campanha governamental do Outubro Rosa 2021 enfrenta imensas dificuldades por causa da falta de recursos públicos para enfrentar, combater e tratar o câncer.

Futuro da ciência em risco

Por conta do corte de investimentos, o IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares parou, por tempo indeterminado, de produzir os preparados farmacêuticos usados no tratamento do câncer no Brasil.

O órgão é responsável pelo fornecimento de 25 tipos de radiofármacos aos laboratórios e hospitais de todo o Brasil, o Ipen responde por 85% de toda a produção nacional desse tipo de medicamento, com material radioativo.

Prevenção é essencial

Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata.

No ano passado, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.

Por isso o SINDECTEB e a FINDECT alertam para o cuidado e prevenção!

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se