FINDECT e UNI Postal discutem ampliação da organização na Jadlog

Publicada dia 04/04/2022 11:17

No último dia 30/03, os representantes da FINDECT se reuniram em São Paulo com a UNI Postal e Logística para debaterem sobre as possibilidades de organização destes trabalhadores e condições de trabalho

A FINDECT é filiada à UNI Postal e Logística, sindicato mundial que representa os trabalhadores no setor. A UNI firmou um acordo coletivo global com a DPD Geopost, estatal francesa que é dona da Jadlog no Brasil. Este acordo coletivo prevê, dentre outras coisas, o direito à participação dos trabalhadores em mesa de negociação e é importante instrumento para a luta em defesa de direitos.

Participaram da reunião com a UNI Postal o vice-presidente Elias Diviza, o diretor de formação Marcos Sant’águida e o diretor de relações internacionais Ronaldo Leite.

Para Marcos Sant’águida, “a organização dos trabalhadores deste setor é fundamental para garantir direitos. E para isso é necessário que os trabalhadores estejam organizados no seu sindicato”.

Elias Diviza ressaltou que “a Reforma Trabalhista no Brasil piorou ainda mais a situação dos trabalhadores no país, em particular dos trabalhadores do setor privado. Muitos estão expostos a um sistema de subcontratação, sem direitos trabalhistas”.

Ronaldo Leite apresentou um plano de trabalho para a organização dos trabalhadores da JadLog no Brasil. O plano de trabalho busca conhecer melhor a situação destes trabalhadores, garantindo o direito à sindicalização e a organização no local de trabalho.

A reunião tratou ainda da importância da manutenção dos Correios como empresa pública. A diretora regional da UNI Kathy Gonzalez, informou que acompanha a luta dos trabalhadores dos Correios no Brasil contra a privatização e reafirma o apoio da UNI Postal a esta luta.

No mês de junho será realizada a Sexta Conferência Regional da UNI Postal e Logística, no Ceará, e a defesa das empresas públicas será um dos pontos importantes em debate.

Fonte: Findect