Filiado à

SINDECTEB cobra criação de grupo para monitorar varíola dos macacos nos Correios


Publicada dia 10/08/2022 16:38

O SINDECTEB enviou ofício à ECT cobrando a criação de uma Comissão Paritária entre representantes da ECT e dos Trabalhadores para elaborar um conjunto de medidas necessárias, que sejam estabelecidos protocolos para a prevenção contra a Monkeypox (varíola dos macacos)

A diretoria do SINDECTEB alerta que a varíola dos macacos é uma zoonose viral, que passa dos animais para os humanos. O primeiro caso foi registrado em 1970, desde então a doença circula pelo mundo. Mas por conta da série de contágios da doença em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a varíola dos macacos emergência de saúde global. A doença já atinge mais de 70 países, incluindo o Brasil.

Vale ressaltar que medidas importantes como o fornecimento de equipamentos de proteção; afastamento dos trabalhadores por no mínimo 21 dias em casos suspeitos ou confirmados; vacinação de contactantes, tão logo o imunizante esteja disponível no país; assim como outras medidas que vierem a ser recomendadas pelos especialistas são essenciais para a proteção e prevenção à doença.

Temos uma proposta de cláusula para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho que vai justamente ao encontro destas medidas (Cláusula de combate à Pandemias), a qual a ECT, nas últimas 08 (oito) reuniões da Negociação Coletiva, simplesmente ignorou e não aceitou dialogar, demonstrando desprezo com a saúde de seus trabalhadores.

Mas a ECT ainda tem a possibilidade de reverter tal demonstração de desprezo com a saúde dos trabalhadores, através da continuidade das negociações e debater tal cláusula proposta por ambas as Federações, e avaliarmos a atual situação, sendo assim de forma conjunta tomarmos medidas eficazes para proteger os ecetistas.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se