SINDECTEB se reúne com Diretoria da ECT em Mesa Regional de Negociação Permanente

Publicada dia 04/04/2014 13:17

Aconteceu no dia 19 de março a segunda mesa regional de negociações permanentes. O SINDECTEB esteve presente levando as reinvidicações e problemas relatados pelos ecetistas. A reunião contou com a participação do presidente José Aparecido Gimenes Gandara, os diretores Vanderlei Aparecido Santos, Diomédio Francisco de Souza Junior, Anézio Rodrigues e Silvio Prudêncio, representando o sindicato da categoria. Também estiveram presentes, na reunião, representantes da Diretoria Regional São Paulo Interior e, por videoconferência, representantes da ECT, de Brasília.

A proposta é a de que essas mesas aconteçam com uma frequência de 15 em 15 dias, aproximadamente, ampliando as discussões entre sindicato, que representa os trabalhadores da ECT e a empresa.

Durante a segunda reunião foram discutidas as pautas levantadas no primeiro encontro, trazendo um posicionamento da empresa diante dos questionamentos e exigências do SINDECTEB. Acompanhe a discussão:

Transferências: O SINDECTÉB informou que modelo atual de transferência é deficitário e não é funcional. A proposta foi a de que o SNT (Sistema Nacional de Transferências) seja reavaliado, facilitando as transferências regionais, dentro de microrregiões e entre as Regionais.  Ficou acordado que ocorrerão reuniões mensais entre o Sindicato e gerência para encaminhamento das transferências prioritárias, que serão apresentadas pelo SINDECTEB, com a primeira reunião marcada para o dia 4 de abril.

Carteiros Volantes: O SINDECTEÉB questionou que essa categoria não consta em editais de concursos, portanto, é mais do que necessária a compensação do trabalhador que exerça essa função.  Hoje, os carteiros que são alocados como volantes, não recebem nem meia diária ou diária completa, dependendo do serviço e da distância percorrida, prejudica o ambiente familiar, uma vez que ficam muito tempo longe de suas casas. Ficou acordado que para ser designado, o carteiro tem de demonstrar interesse e aceitar exercer essa função (carteiro volante). Com relação a distância mínima percorrida para que haja o pagamento de diária (120 km), o SINDECTEB dará continuidade à discussão na MNNP.

Infraestrutura das Unidades: Durante as visitas do sindicato às unidades foram relatados problemas estruturais. A falta de climatizadores é a maior queixa dos trabalhadores ecetistas. Toda a região do SINDECTEB é conhecida pelo calor elevado e baixa umidade, desta forma, o trabalho sem aparelhos de ar condicionado fica comprometido. A ECT se propôs a climatizar 200 unidades a partir do mês de abril, sem previsão de conclusão. O SINDECTEB foi convidado a participar de uma reunião, no dia 4 de abril, com o COSUP, para que haja um acompanhamento das atividades realizadas.

Redistritamento: O SINDECTÉB questionou a demora pela implantação das SDs, o que provoca falta de trabalhadores. O gerente do CTCE Bauru informou que o SD já está em andamento e que os novos imóveis já estão em processo avançado de locação, com previsão de conclusão nas unidades de Bauru, Piratininga e Botucatu até dia 31 de Março. Foram incluídas também as unidade de Iepê e Taciba. Os representantes do DR/SPI indicaram preocupação de que todas as unidades com déficit de SD sejam atendidas o mais breve possível

Vale Transporte: O SINDECTEB expôs a dificuldade dos novos empregados contratados em assumir a vaga em cidade diferente de sua residência, devido, principalmente, a falta de horários e linhas de ônibus. A alternativa levantada pelo Sindicato foi  pagamento de Vale Combustível em substituição ao Vale Transporte. A discussão será levada para a MNNP.

LOEC Eletrônica: O SINDECTEB solicitou autorização para acompanhar os trabalhos de implantação de LOEC eletrônica no CEE/Bauru, sendo acatado pela Diretoria Regional o pedido do Sindicato. A data agendada para o acompanhamento foi dia 20 e 21 de março, para ajustes e solução de possíveis problemas relatados pelos Ecetistas.