Sindicato, com apoio da Prefeitura, Vereadores e MPF, tenta impedir fechamento da AC Monte Castelo

Publicada dia 17/02/2022 18:11

No ofício encaminhado a prefeitura de Monte Castelo, o prefeito da cidade atendeu o pedido do Sindicato e protocolou uma representação junto ao Ministério Público Federal, solicitando a adoção de medidas urgentes e questionando a necessidade do fechamento da única  agência da cidade e pontuando a importância de mantê-la aberta por causa do interesse público.

Numa grande mobilização realizada pela diretoria do SINDECTEB, trabalhadores e moradores da cidade de Monte Castelo contra o fechamento da agência dos Correios, a Prefeitura e Câmara Municipal de Monte Castelo atenderam ao apelo feito pelo SINDECTEB, e se comprometeram a apoiar a luta da categoria e também para evitar que a população venha sofrer transtornos com a cessão dos serviços essenciais dos Correios na cidade.

No último dia 07/02/2022, o SINDECTEB protocolou o Ofício 555/2022 (anexo), solicitando apoio para que não haja o abandono da prestação de serviços essenciais da ECT à população monte-castelense.

Recorte do Ofício direcionado aos órgãos externos:

“A Agência de Correios funciona na Rua Deputado Amaral Furlam, 356, no Centro da cidade, à mais de 20(vinte anos). Entretanto, este imóvel permanece com algumas pendências de regularização, que impedem ofuncionamento de um órgão federal, em virtude das restrições impostas pela legislação vigente, cada vezmais rigorosa.

Em virtude deste celeuma, o proprietário do imóvel, no seu direito, pediu a desocupação do prédio, e osCorreios estão com seus dias contados na cidade de Monte Castelo/SP.

Como devem saber, mesmo atendendo vários clientes, comércios e indústrias da cidade, a Agência deCorreios em Monte Castelos (Rua Dep. Amaral Furlam, 356) opera com déficit, mas compensado pelascidades maiores ao redor. Além disto, presta um serviço social, de integração e com prestação continuada.

Existe inclusive um projeto da ECT, de retirar as agências de Correios de todos os municípios com menos de5 (cinco) mil habitantes. Portanto, se deixarmos a Agência de Correios fechar em Monte Castelo/SP,certamente será uma grande batalha tentar trazê-la de volta.”

Ministério Público Federal é acionado

Assim que o Prefeito, Prof. Edson Oliveira da Silva, tomou conhecimento do iminente fechamento da agência dos Correios, a Prefeitura protocolou uma representação junto ao Ministério Público Federal (Procuradoria da República) solicitando adoção de medidas urgentes, administrativas e até judiciais para a manutenção e continuidade dos serviços prestados pela ECT em Monte Castelo.

A cidade de Monte Castelo tem pouco mais de 4 mil habitantes, e os Correios são um dos poucos órgãos públicos que atendem a população da cidade. Lutar pela manutenção dessa agência é fundamental para barrar o projeto de privatização e garantir que a população da cidade seja atendida por um serviço extremamente essencial e qualidade.

O SINDECTEB também colocou à disposição da Prefeitura, todo seu corpo diretivo e jurídico para atuar como apoio para intervir neste eminente problema.

CORREIOS, O QUE É ESSENCIAL PARA O POVO NÃO SE VENDE!