Acordo Coletivo de Trabalho é assinado e direitos são reconquistados
Publicada dia 08/09/2022 11:55
✓O ACT 2022/2023 garante o reajuste salarial e dos benefícios correspondente ao INPC acumulado de 08/21 a 07/22, totalizando um índice de 10,12%;
✓Outro avanço é a reconquista do vale-alimentação/refeição nas férias, do adicional de 15% aos sábados e do pagamento das PLRs de 2021 e 2022, com isso, chega ao fim a Campanha Salarial e todos os direitos da última sentença normativa estão assegurados;
✓O resultado positivo da Campanha Salarial é fruto de duras negociações e forte mobilização da categoria nas bases da FINDECT e aprovado nas assembleias realizadas em 31/08 em todo país;
Os Sindicatos filiados à FINDECT assinaram, no último dia 06/09, o Acordo Coletivo de Trabalho dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios. Desta forma, a Campanha Nacional Unificada 2022 (campanha salarial) chega ao fim e todos os direitos dos ecetistas estão assegurados pela vigência de 12 meses.
O novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que não era fechado desde 2018 traz um conjunto de reconquistas, resultado do trabalho coletivo da categoria, com a constante motivação e orientação dos dirigentes sindicais e delegados sindicais.
O presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara, comemora a assinatura: ”Finalmente o acordo coletivo de trabalho foi assinado, o impasse estava prejudicando os trabalhadores. Agora, vamos continuar trabalhando e mobilizando a categoria para reconquistar todas as cláusulas”, disse.
O acordo coletivo contempla todos os trabalhadores dos Correios, tem vigência de um ano a contar da data de 01/08/2022, desta forma, todos receberão os retroativos a partir dessa data, inclusive os trabalhadores que estavam de férias a partir de agosto, terão o direito de receber o vale-alimentação completo.
Apesar de uma conjuntura desfavorável aos trabalhadores diante de um governo que não negocia e dialoga com os trabalhadores, o resultado da campanha salarial é positiva, desta forma, a FINDECT e os Sindicatos saúdam as conquistas dos trabalhadores dos Correios, que amargaram dois anos sem nem mesmo ter o ticket nas férias.
“Os Sindicatos são parceiros na luta para que os direitos não sejam mais desrespeitados e para o fortalecimento da empresa pública e pela realização de concurso público”, afirma Gandara.
Sindicato só existe por causa de você. FILIE-SE ao seu sindicato e contribua! Só assim é possível promover a informação e a mobilização, que é um direito democrático básico do trabalhador, de se organizar sindicalmente.
A íntegra do acordo está disponível no site da FINDECT e dos Sindicatos filiados: