Trabalhadores de Bauru e região aprovam proposta mediada pelo TST e encerra greve

Publicada dia 22/08/2024 22:12

A Categoria mostrou disposição de luta e buscou uma proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho, que supera a apresentada pela ECT, garantindo direitos e melhorias no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Em assembleia realizada nesta quinta-feira, os trabalhadores aprovaram a proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que trouxe melhorias consideráveis em relação à oferta anterior feita pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A decisão foi condicionada à correção de inconsistências na redação final do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

A proposta conquistada na mediação do TST, destaca-se a antecipação do pagamento do vale-peru, um benefício que será parcialmente pago em setembro deste ano, com o saldo restante a ser quitado até o quinto dia útil de janeiro de 2025. Além disso, a proposta assegura o cumprimento das ações que garantem o pagamento retroativo de 70% das férias de 2019, um direito fundamental para os trabalhadores.

Outro ponto de destaque é a exigência de que a ECT inicie o processo de contratação por meio de concurso público em dezembro de 2024, uma demanda antiga da categoria que visa reforçar o quadro de funcionários e melhorar as condições de trabalho. Também foi acordado que não haverá desconto dos dias parados durante a greve, com a compensação limitada ao saldo de trabalho postal acumulado na unidade de cada empregado.

Além dessas conquistas, a mediação judicial resultou em um compromisso para a redução das mensalidades e da coparticipação no plano de saúde, um alívio financeiro significativo para os trabalhadores. Foi estipulado um prazo de 60 dias para que a ECT cumpra todos os termos mediados pelo TST. Caso a empresa não cumpra as determinações dentro desse prazo, uma nova assembleia será convocada para deliberar sobre a retomada do movimento grevista.

A assembleia, que contou com grande participação dos trabalhadores da base do SINDECTEB, foi uma demonstração de união e força da categoria. A aprovação da proposta e o consequente encerramento da greve representam uma vitória moral para todos os envolvidos, reafirmando o compromisso da categoria com a luta por melhores condições de trabalho e pelo respeito aos seus direitos.