Dia Mundial dos Correios: SINDECTEB reafirma compromisso com a reconstrução da empresa pública

Publicada dia 09/10/2024 20:22

No dia 9 de outubro, comemoramos o Dia Mundial dos Correios, uma data que celebra a relevância desta instituição no cotidiano dos brasileiros. O SINDECTEB teve um papel fundamental na luta contra a privatização, mobilizando apoio político e social. Agora, o desafio é reconstruir os Correios e recuperar os direitos dos trabalhadores.

Os Correios são essenciais para a coesão do Brasil, conectando todos os cantos do país e garantindo que serviços postais e logísticos cheguem a milhões de cidadãos, independentemente de onde estejam. Ao longo de décadas, a estatal desempenhou um papel central na integração nacional, sendo um símbolo de eficiência e universalidade. No entanto, essa trajetória foi colocada em risco durante o governo Bolsonaro, com a proposta de privatização que ameaçava o caráter público da empresa.

Foi nesse cenário que o SINDECTEB atuou com vigor para impedir a privatização dos Correios. O sindicato realizou diversas articulações políticas, buscando apoio em municípios de todo o país por meio de moções de repúdio à privatização. Essas ações demonstraram a importância da estatal para as comunidades e a necessidade de mantê-la pública. Além disso, o SINDECTEB se mobilizou junto a outras entidades sindicais, formando uma resistência unificada em defesa dos Correios como um patrimônio do povo brasileiro.

José Aparecido Gândara, presidente do SINDECTEB, reforçou a importância dessa luta: “A vitória contra a privatização foi significativa, mas sabemos que a luta não termina aqui. Agora, nosso foco é a reconstrução dos Correios e a recuperação dos direitos dos trabalhadores. Os ecetistas merecem ser valorizados, pois são eles que fazem a empresa funcionar diariamente.”

Com a privatização barrada, o SINDECTEB concentra seus esforços na reconstrução da empresa e na melhoria das condições de trabalho dos ecetistas. A modernização da infraestrutura e a expansão dos serviços oferecidos são pautas essenciais para que os Correios continuem a desempenhar um papel relevante no desenvolvimento do Brasil. Paralelamente, a recuperação de direitos trabalhistas e a valorização dos profissionais são prioridades na agenda do sindicato.

Neste Dia Mundial dos Correios, o SINDECTEB reafirma seu compromisso em manter os Correios como uma empresa 100% pública e estatal, ao serviço da população. O sindicato entende que a reconstrução da estatal é um processo que passa pela defesa dos direitos dos trabalhadores e pela modernização contínua da empresa, para que esta siga cumprindo seu papel estratégico no país.

A celebração desta data é uma oportunidade para reconhecer o valor que os Correios têm para o Brasil e para reafirmar a importância de continuar lutando pelo fortalecimento da empresa. O SINDECTEB seguirá firme nesta missão, garantindo que os Correios permaneçam uma empresa pública acessível e eficiente, sempre em benefício de toda a população.