SINDECTEB atua em defesa dos trabalhadores no CDD Birigui e Araçatuba e cobra soluções da ECT
Publicada dia 30/04/2025 19:33
Visitas, reuniões e negociações com a GERAE resultam em encaminhamentos que buscam amenizar a sobrecarga nas unidades e garantir condições dignas de trabalho.

Atendendo às denúncias dos trabalhadores do CDD Birigui, o SINDECTEB, representado pelo diretor sindical Sílvio Prudêncio, realizou uma visita à unidade no dia 24 de abril, com o objetivo de verificar in loco a situação crítica enfrentada pelos ecetistas. A unidade opera atualmente com um déficit de 11 trabalhadores efetivos, situação que se agravou com a retirada de 5 funcionários terceirizados, aumentando o risco de sobrecarga e comprometendo a saúde física e mental da categoria.
Durante a visita, o diretor Sílvio Prudêncio e os delegados sindicais conversaram diretamente com os trabalhadores, acolheram sugestões e, diante da urgência, entraram em contato com a GERAE. A partir da solicitação feita pelo sindicato, foi agendada uma reunião emergencial para o dia seguinte.
A reunião aconteceu na sexta-feira, 25 de abril, e contou com a presença da GERAE e sua equipe técnica, da gestão da unidade, da Comissão de Acompanhamento da Execução (CAE), além dos delegados do CDD Birigui e do diretor do SINDECTEB, Sílvio Prudêncio. O encontro teve um clima de diálogo e respeito mútuo. Após os apontamentos e encaminhamentos apresentados pelos representantes dos trabalhadores, foi construída uma proposta que busca equilibrar as demandas operacionais da empresa com a preservação das condições de trabalho dos ecetistas.

Ainda durante essa agenda, houve uma conversa com o delegado sindical do CDD Araçatuba, que estava em Birigui colaborando temporariamente com a equipe. O delegado relatou que também se reuniu previamente com os trabalhadores de sua unidade, que enfrentam uma realidade semelhante de sobrecarga. A situação foi apresentada à GERAE e à CAE, com o compromisso de que a empresa buscará alternativas para evitar o agravamento do problema em Araçatuba.
Apesar de reconhecer as dificuldades enfrentadas pelos Correios, o diretor Sílvio Prudêncio reforçou que é fundamental que a empresa também assuma sua responsabilidade. Há um concurso público vigente, e a não contratação de novos trabalhadores aprofunda o cenário de precarização nas unidades. A falta de efetivo compromete o serviço prestado à população e penaliza os trabalhadores, que já atuam sob extrema pressão.
“O sindicato entende o momento delicado que os Correios enfrentam, mas é preciso agir com responsabilidade. Os trabalhadores estão esgotados, e a sobrecarga não pode ser tratada com naturalidade. A empresa precisa fazer a sua parte, contratando e oferecendo melhores condições de trabalho,” afirmou Sílvio Prudêncio, diretor do SINDECTEB.
O SINDECTEB reafirma seu compromisso com a categoria e segue atuando com firmeza, responsabilidade e presença constante nas unidades. A defesa dos direitos, da saúde e da dignidade dos trabalhadores segue sendo prioridade. A mobilização da base e a ação sindical comprometida são os caminhos para garantir avanços concretos.
Ao navegar em nosso site, você concorda com nossa política de privacidade. Clique e conheça.