Informe da Reunião de Negociação Unificada: FINDECT debate cláusulas sociais

Publicada dia 03/08/2023 11:03

Nesta quarta reunião de negociação unificada, a direção dos Correios trouxe uma apresentação com propostas de retorno de cláusulas e novas inclusões como a licença paternidade de 20 dias, flexibilização da jornada de trabalho para estudantes e direitos geracionais.

A FINDECT informa que foi realizada a quinta reunião de negociação unificada em Brasília, no dia 02/08, com a participação presencial e virtual dos representantes Telma Milhomem (TO), Amanda Martins e Wilson Araújo (MA), Michele Souza e Douglas Melo (SP), Franklin Laurindo (PE), Telma Pereira de Oliveira (RJ), Hideyoshi de Oliveira e Laerte Paes Claro Junior (Bauru) e o presidente da FINDECT e SINDECTEB, José Aparecido Gandara, além dos representantes da Fentect e dos Correios. O objetivo central desse encontro foi debater e negociar o acordo coletivo, com especial atenção para as cláusulas sociais que impactam diretamente os trabalhadores.

A direção dos Correios fez uma apresentação atendendo o retorno e inclusão de diversas cláusulas fundamentais para os trabalhadores. Dentre elas, destacam-se a novas cláusulas propostas de licença paternidade de 20 dias, a de estudante com a flexibilização da jornada de trabalho e a dos direitos geracionais. O avanço das cláusulas foram: Anistia, Aposentados, Enfrentamento aos Assédios, Promoção da Equidade Racial, Direitos LGBTQIA+, Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos Geracionais, Garantias ao Empregado(a) Estudante, Licença Adoção e Licença Paternidade.

No entanto, polêmicas surgiram em torno da cláusula de anistia, pois a empresa propôs a criação de um grupo de trabalho sem paridade de representatividade entre empresa e sindicatos, com instalação prevista em até 60 dias após assinatura do Acordo Coletivo. O Presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara solicitou que os trabalhadores anistiados tenham suas correções salariais atualizadas, “eles retornam ganhando o que recebiam na época que foram demitidos e não dá nem um salário mínimo, ou seja, o piso da categoria, como comprova o § Terceiro da Cláusula. É preciso garantir que retorne com a sua remuneração corrigida e atualizada”, pontuou Gandara.

Outro ponto discutido com ênfase foi a cláusula de combate ao assédio, onde os representantes da FINDECT enfatizaram a necessidade de medidas concretas e efetivas, bem como um canal de denúncia com acompanhamento das entidades sindicais.

Os representantes da FINDECT criticaram também a retirada da cláusula de moradia durante a apresentação, “essa cláusula social é importante para os trabalhadores e trabalhadoras e que não gera impacto financeiro para a empresa”, pontuou Franklin Laurindo representante da FINDECT.

Calendário de negociação segue nesta quinta debatendo as cláusulas da Mulher Ecetista

Para dar continuidade às negociações, amanhã, 03/08, está agendada a quinta reunião, que será dedicada às cláusulas referentes às garantias da mulher ecetista. Esse tema será de extrema importância para promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho e garantir o respeito aos direitos e necessidades específicas das trabalhadoras.

A FINDECT e os sindicatos filiados avaliaram a reunião de forma positiva, considerando-a um passo importante para a reconquista de cláusulas que foram retiradas durante o último governo. Ressaltam a importância da mobilização da categoria e convocam os trabalhadores a permanecerem unidos e preparados para a luta pelos seus direitos.

Nas próximas etapas, os Sindicatos devem convocar assembleias em suas bases para avaliar e informar sobre o andamento das negociações e os rumos da luta da categoria. A objetividade e transparência nas discussões se mostram cruciais nesse processo de busca por melhores das condições de trabalho, salários, benefícios e respeito aos direitos dos trabalhadores dos Correios.

Fonte: FINDECT