LICENÇA PATERNIDADE – 20 dias

Publicada dia 29/06/2017 11:47

SITUAÇÃO ATUAL

Tramitação regular, em fase recursal.

SOBRE A AÇÃO

AÇÃO COLETIVA

RTOrd 0011787-19.2016.5.03.0014

O Empregado Ecetista tem direito a ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias nos termos da Lei nº 11.770/2008, alterada pela Lei nº 13.257/2016, já que a ECT integra o Programa Empresa Cidadã instituído pela Lei nº 11.770/2008, consoante a dicção da cláusula 13 do Acordo Coletivo de Trabalho.

Ocorre que a Empresa não concede estes 15 dias a mais de licença paternidade, o que causa grande dano ao associado, pois além de não poder estar presente nos momentos iniciais da vida de seu filho, também não estará disponível para auxílio á Genitora durante o período mais gravoso pós-parto, momento tão delicado que até a legislação penal se curva frente ao acontecido quanto a possível purperalidade, sem contar que este direito é indisponível ao recém-nascido;

O SINDECTEB pleiteia na ação, que, para aqueles que já tiveram seu direito violado, o pagamento dos 15 dias adicionais perdidos, em horas extra, visto que a ECT não pode visar a lucratividade a qualquer custo, principalmente as custas do recém-nascido.

ELEGÍVEIS

Associados, que foram/serão pais.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Neste momento/fase, não é necessário enviar documentação.

ENVIAR DOCUMENTAÇÃO

Neste momento/fase, não é necessário enviar documentação.