Representantes da FINDECT participam da segunda reunião de negociação do ACT dos Correios

Publicada dia 28/07/2023 17:41

Na última quinta-feira (27), os representantes da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), José Aparecido Gandara, Wilson Araújo, Anezio Rodrigues, Telma Milhomem e Silvana Azeredo, estiveram presentes na segunda reunião híbrida de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a direção dos Correios. O encontro foi marcado por apresentações da empresa sobre a situação deficitária e o prejuízo acumulado, levando a categoria a questionar e reforçar a luta pela reconquista dos direitos da categoria.

Ao longo dos últimos seis anos, os trabalhadores dos Correios enfrentaram a retirada de direitos conquistados com muita luta e garra. Mudanças drásticas no plano de saúde foram aprovadas em decisões monocráticas, prejudicando milhares de trabalhadores e impactando seus sustentos e de suas famílias.

Apesar da reconquista da ampliação da licença-maternidade e do auxílio especial, a categoria almeja recuperar mais direitos e benefícios que foram suprimidos. A falta de investimentos, a precarização das condições de trabalho, a redução do efetivo e a retirada de direitos e benefícios têm afetado significativamente os trabalhadores, que continuam lutando pela valorização e reconhecimento.

As apresentações da direção dos Correios trouxeram à tona uma situação financeira da empresa que a categoria questiona. Os dados da Diretoria Econômico-Financeira e de Tecnologia (DIEFI) mostraram resultados recorrentes negativos de R$ 215 milhões nos primeiros dois meses do ano, seguidos de um indicador positivo de R$ 80 milhões entre março e junho. Além disso, foi apresentado o resultado do prejuízo acumulado de R$ 1,1 bilhão, impactado pelos R$ 944 milhões de impactos negativos não recorrentes deixados pelo governo anterior.

Em meio às negociações, a FINDECT e toda a categoria dos Correios reiteram o desejo de uma empresa financeiramente sólida e estável. No entanto, criticam a postura da direção durante o processo de negociação que traz tais dados, e defendem que os trabalhadores merecem uma negociação séria e comprometida com a valorização daqueles que são fundamentais para o funcionamento da estatal.

A próxima reunião está agendada para o dia 1º de agosto, terça-feira. Dessa vez, serão apresentações da ECT: DIRAD; DIOPE e DIGEP. Os representantes da FINDECT aguardam com expectativa essa oportunidade para receberem propostas concretas que priorizem os trabalhadores, reconhecendo sua dedicação, empenho e luta em impedir a privatização e exigindo a volta dos direitos essenciais que lhes foram retirados.

Nesse contexto, os sindicatos filiados à FINDECT permanecem mobilizados, ampliando ações nos setores e preparando a categoria para a luta necessária para reconquistar todos os direitos que foram injustamente retirados.

É fundamental que os trabalhadores acompanhem os informes no site e sigam as redes sociais da FINDECT, além de participarem ativamente, compartilhando suas opiniões sobre a negociação do acordo coletivo de trabalho.

A união e resistência dos trabalhadores são fundamentais para enfrentar os desafios e conquistar os direitos que lhes são de direito. Juntos, somos mais fortes na luta por melhores condições de trabalho, salários e benefícios.