Diretoria executiva dos Correios aprova retorno de dois benefícios importantes

Publicada dia 13/04/2023 09:42

• Com a retomada do diálogo através da MNNP, a direção executiva da ECT aprovou o retorno de dois benefícios retirados pelo governo Bolsonaro: auxílio para filhos com necessidades especiais e a licença maternidade de 6 meses;

• A proposta agora segue para ser submetida à aprovação do Conselho de Administração da empresa e constar em termo de acordo com as representações sindicais na Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Correios.

• No caso do Auxílio Especial, será necessária a aprovação da Secretaria de Coordenação das Estatais (Sest).

• Com isso, a Categoria ecetista avança na luta para reconquistar os direitos roubados pelo governo anterior.

Após um intenso processo de negociação e debate sobre os impactos da retirada de dezenas de cláusulas do ACT ocorrido em 2020, o atual governo e a direção dos Correios deixaram claro aos representantes da FINDECT que iriam tratar essa discussão como prioridade.

Os sindicatos filiados à FINDECT vem informando através de seus canais de comunicação que se reúne constantemente com a direção da ECT para negociar o retorno das cláusulas suprimidas.

E para contribuir nessa negociação, encaminhamos no dia 27 de janeiro, uma minuta do Protocolo da MNNP-2023, com 42 TERMOS DE ACORDO, elencando os assuntos e temas das demandas das trabalhadoras e trabalhadores dos Correios, os quais sugerimos que fossem discutidos e implementados imediatamente após a assinatura de cada e, posteriormente
incluídos no ACT 2023-2024.

A FINDECT reforça que a constituição da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP tem como objetivo negociar de forma democrática pontos importantes para serem incluídos no acordo coletivo de trabalho e comprovadamente traz resultados aos trabalhadores.

O envolvimento dos trabalhadores nas sugestões elencadas durante as reuniões nos setores de trabalho e a firmeza dos dirigentes sindicais na mesa de negociação fizeram a diferença para que a direção executiva da ECT aprovasse o retorno da licença maternidade de 6 meses, auxílio filho especial e suspendesse a implantação e realização de novos SDs e SDEs até a composição de comissão.

O Presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara avalia que negociações foram produtivas. “Este ano estamos conseguindo avançar na discussão sobre o retorno das cláusulas suprimidas no governo anterior, como também manter tudo o que já conquistamos em anos anteriores”, afirmou.

Os sindicatos filiados à FINDECT informam que seguirão em negociação permanente com a direção dos Correios para que outras reivindicações da categoria sejam atendidas.

Ofício 220-2023 FINDECT e Termos de Acordo

PRIMEIRA HORA EXTRA