Direção da ECT mantém inconsistências em cláusulas, Sindicato não assina acordo e convoca luta da categoria

Publicada dia 27/09/2023 18:53

O SINDECTEB, a FINDECT e parte da direção da FENTECT entendem que não devem assinar o acordo coletivo da forma que está e exigem da ECT a correção de diversas inconsistências, erros e omissões na redação do Acordo Coletivo, para ter condições de assinar o ACT com segurança das garantias conquistadas para a categoria!

A redação atual não garante a entrega matutina, permite que a ECT não cumpra as NRs, retira a garantia do fornecimento de documentos aos sindicatos, não garante os aposentados no plano de saúde, e não reajusta os benefícios de forma integral.

O Sindicato não assinará o acordo sem as devidas correções e convocará a categoria para a continuidade da luta, na esteira do estado de greve aprovado na assembleia de 21 de setembro

Sem correções não tem acordo

O SINDECTEB e a FINDECT não vão assinar um acordo coletivo com inconsistências e erros em várias cláusulas. Nem com recuos frente ao que foi proposto e apresentado para a categoria nas assembleias.

Foi para corrigir e resolver esses erros e as dúvidas e falhas que a minuta do acordo contém, que o Sindicato e a Federação se reuniram com o presidente da ECT e sua assessoria no dia 18 de setembro, em São Paulo.

Nessa reunião foram apontadas 26 inconsistências na redação da minuta do ACT, que comprometem o conteúdo e o cumprimento do que foi negociado e, por isso, necessitam de correção para assegurar a confiabilidade e os direitos da categoria.

Mas inexplicavelmente (ou não), a minuta do acordo apresentada pela direção da ECT para a assinatura veio com os mesmos erros e inconsistências.

Além de várias cláusulas sem títulos e outras em títulos divergentes com seus conteúdos, numa demonstração de que a minuta não foi revisada, ou que foi, mas com incompetência, desleixo e, talvez, má fé.

O SINDECTEB e a FINDECT reafirmam o compromisso com a transparência e segurança dos trabalhadores dos Correios. Nesse sentido, sem as correções das cláusulas pendentes de alteração e sem o cumprimento de tudo que foi acordado, não vão proceder à assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Os Sindicatos filiados à FINDECT estão atentos e seguirão defendendo os interesses da categoria. Não vão recuar dessa postura responsável e reafirmam que a assinatura do ACT está condicionada à resolução definitiva dos pontos acordados em 18/09.

Não haverá concessões que prejudiquem os trabalhadores. O acordo só será assinado quando todos os ajustes necessários forem devidamente realizados. Se não forem, o Sindicato convocará assembleia da categoria para dar continuidade à luta!

Abaixo os irresponsáveis

Mas mesmo com essas inconsistências, tem parte da direção ligada à outra federação que insiste em assinar como está, numa atitude incompreensível para quem foi eleito para defender os trabalhadores com responsabilidade e ética.

Esse tipo de sindicalista só atrasa e prejudica as lutas da categoria e da classe trabalhadora e não tem espaço num cenário de reorganização e luta pela recomposição de direitos e melhorias futuras.

É preciso que todos os trabalhadores estejam unidos, mobilizados e atentos. O Sindicato atualizará o desenrolar dessa situação e convocará todos para a luta, caso ela se imponha como necessidade para que o Acordo Coletivo seja assinado com direitos e garantias.