Assembleia aprova a manutenção do estado de greve

Publicada dia 18/08/2021 14:27

Na assembleia realizada na terça, 17/08, a categoria seguiu a orientação do SINDECTEB e da FINDECT sobre o encaminhamento da luta da campanha salarial e contra a privatização, pela manutenção do estado de greve e fortalecimento da mobilização.

Os trabalhadores seguiram sabiamente a orientação do sindicato, votando e aprovando a manutenção do estado de greve. O resultado da assembleia foi:

Negociação com mediação do TST

Para o Presidente do SINDECTEB e da FINDECT, José Aparecido Gândara, a decisão da assembleia é um passo importante na luta contra os ataques da direção da ECT, que quer impor reajuste zero e banco de horas e não retroceder de ataques impostos nos piores momentos da pandemia.

As representações dos trabalhadores solicitaram a mediação, acatada pela empresa. Ela já está marcada para o dia 19 de agosto e seria contraditório e prejudicial decretar uma greve antes dela acontecer.

Agora o processo exige ampliação da organização e da mobilização. Se não houver avanço nas negociações mediadas no TST, a categoria terá de inevitavelmente discutir a realização da greve.

Luta contra o PL 591 no Senado

O PL para privatização dos Correios de Bolsonaro, Guedes Pinochet, Faria do baú e Cutrim do presente para entregar a água, passou na Câmara, mas não está nada perdido.

O diretor Sílvio Prudêncio, que compõe a comissão da FINDECT contra a privatização, avalia que “ainda é possível reverter a situação. Se for rejeitado no Senado, volta à estaca zero. E as lideranças do Senado já se comprometeram com um trâmite diferente do trator bolsonarista entreguista que Arthur Lira armou na Câmara“.

O PL passará por todas as comissões regimentais e terá audiências públicas no Senado. Haverá debate e tempo para a categoria atuar, entrar em contato com os Senadores, dialogar, explicar e solicitar o voto contrário ao PL 591, que destrói e entrega os Correios.

É importante também mobilizar a família, os amigos, a comunidade onde mora, os destinatários, os contatos nos grupos do whatsapp e facebook. Quanto mais gente a categoria ganhar para ajudar na campanha, mais forte ela será.

Além disso, tem a batalha na justiça. O SINDECTEB e a FINDECT afirmam que o PL 591 é inconstitucional. Ele altera regra da Constituição, e isso só pode ser feito por PEC, Proposta de Emenda Constitucional, que não é o caso do PL 591.

Nesse sentido, o Sindicato e a federação estão atuando no STF, inclusive apoiando, acompanhando e solicitando ser parte da ADI que lá tramita, aberta pela Adcap e que já conta com vários partidos como participantes. A luta ainda será longa e exige a participação de todos para ser vitoriosa.

A FINDECT também fez um investimento grande para inserção de denúncias na TV Band, desmentindo as mentiras veiculadas pelo ministro do baú, pelo governo e pela direção da empresa.

Elas irão ao ar nos intervalos do jornal Brasil Urgente, apresentado por Datena no horário nobre, em cadeia nacional de 23 de agosto a 17 de setembro. O objetivo é furar a bolha, ampliar a audiência e conseguir informar, alertar e mobilizar uma parcela maior da população contra esse crime que o governo e a direção da ECT querem fazer contra o povo trabalhador.

Acompanhe nossas redes sociais e site e fique por dentro de todas informações da categoria ecetista!