BNY MELLON: SINDECTEB e FINDECT fortalecem ato por reparação e justiça aos trabalhadores dos Correios

Publicada dia 01/09/2023 20:50

Manifestação realizada na sexta, 1/9, em frente à sede do BNY Mellon em Nova York, denunciou os danos causados por esse banco à categoria ecetista e exigiu reparação aos participantes do Postalis.

Uma manifestação histórica ocorreu em Nova York, no dia 1 de setembro, em frente à sede do Banco BNY Mellon, coordenada pela UNI Postal & Logística reuniu dirigentes do SINDECTEB, da FINDECT, além da FENTECT, FAACO, ADCAP. O objetivo do protesto foi denunciar os danos causados por esse banco à categoria ecetista e exigir reparação para os participantes do Postalis.

O BNY Mellon é responsável por investimentos inadequados que resultaram em prejuízos significativos aos trabalhadores e ao fundo de pensão. O prejuízo causado ao fundo de pensão dos trabalhadores dos Correios, na época, totalizou R$ 6 bilhões, e, com as correções, esse montante atinge hoje a cifra de R$ 12 bilhões. O banco não prestou esclarecimentos satisfatórios sobre o destino desse dinheiro, deixando os trabalhadores a arcar com contribuições extraordinárias e perda de benefícios.

Além da FINDECT e do SINDECTEB, as centrais sindicais CTB e UGT tiveram um papel preponderante no ato internacional. A manifestação foi coordenada pela UNI POSTAL & Logística, à qual a FINDECT é filiada, e reuniu sindicalistas de diferentes nações, unidos na denúncia ao banco em seu país de origem e perante o mundo, buscando negociações para reparação devida aos trabalhadores dos Correios brasileiros.

Anézio Rodrigues, diretor financeiro do SINDECTEB e da FINDECT, enfatizou a importância da ação, declarando: “Este é um momento histórico para nós, trabalhadores dos Correios, porque o BNY Mellon causou danos irreparáveis ao POSTALIS. Continuaremos nossa luta até que essa situação seja resolvida e o banco repare os valores essenciais para garantir o futuro das aposentadorias dos trabalhadores dos Correios do Brasil.”

O advogado, Dr. Marcos Gimenes Gândara, destacou o incansável esforço da Federação e do SINDECTEB em busca de reparação e justiça para os trabalhadores prejudicados pelos maus investimentos feitos pelo banco americano, investimentos esses que comprometem o futuro de suas aposentadorias. Ele elogiou o Sindicato por ir até os Estados Unidos e protestar em frente ao Banco, afirmando: “Isso demonstra o trabalho e o comprometimento da atual diretoria com os direitos e o futuro dos trabalhadores. O Sindicato está de parabéns por essa ação que busca justiça e reparação para a categoria que teve seu futuro de aposentadoria comprometido.”

A manifestação em Nova York representa um passo importante na busca por reparação e destaca o empenho do SINDECTEB, da FINDECT e de suas lideranças em proteger os direitos e o futuro dos trabalhadores dos Correios.