Mais um aumento dos combustíveis prova falta de política do governo para o setor

Publicada dia 21/06/2022 12:44

O governo Bolsonaro quer jogar o povo contra a Petrobras, mas ele é o culpado pelos aumentos absurdos dos combustíveis, que estão impactando a vida dos brasileiros e toda a economia, jogando a inflação para cima!

Mais um aumento dos combustíveis assusta os brasileiros. A gasolina e o diesel subiram 5,6% e 14,2% respectivamente no dia 18 de junho. Em um ano, o preço médio do litro do diesel nos postos aumentou cerca de 57%, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O efeito nos demais preços vem em cascata. Os aumentos constantes nos combustíveis têm impactado a renda das famílias por causa da influência dos reajustes nos preços dos demais produtos.

Antes de todos, dos transportes, tanto individual quanto coletivo, que ficam cada vez mais caros. E num país dependente dos caminhões para transporte de mercadorias como o Brasil, o impacto vai mais longe ainda, com enorme pressão sobre os preços dos alimentos e do vestuário.

O que o Governo pode fazer

A Petrobras é uma empresa de economia mista. Tem ações no mercado compradas por investidores nacionais e estrangeiros.

Mas a maioria delas é do governo. Por isso é ele que indica a diretoria e controla o conselho administrativo, além de ficar com a maior parte dos altos lucros e dividendos.

Essa diretoria indicada pode tomar muitas atitudes, mas está amarrada na política de preços, atreladas ao mercado internacional.

Essa política de atrelamento é do governo. Ele pode mudá-la e muito pode ser feito para evitar a flutuação atual de preços, os aumentos em série e a consequência disso em cadeia e no aumento da inflação.

Exemplo: há no congresso projetos nesse sentido. Um deles prevê a constituição de um fundo para ser usado nos momentos em que o valor do petróleo sobe no mercado internacional, para regular os preços internos ao consumidor. Esse fundo pode ser constituído, por exemplo, com um pequeno percentual dos lucros da empresa, ou com uma pequena parte dos dividendos dos acionistas.

Mas…. o governo nada faz

Mantém a política que interessa aos acionistas, com aumentos constantes e lucros enormes, e novamente apela para a teoria da conspiração, criando mais um inimigo imaginário e dizendo que a culpa é da Petrobras.

Falou até em CPI. Aliás, precisa mesmo de uma para saber o que o governo está fazendo com o lucro da Petrobras e os dividendos que lhe são repassados.

É preciso também que seja eleito um novo governo com visão e atitudes completamente diferentes das atuais, voltadas ao bem-estar da população e ao desenvolvimento do país, e não ao favorecimento dos acionistas endinheirados de dentro e de fora do país.