CDD Birigui: Denúncia da precariedade dos veículos obriga ECT renovar parte da frota

Publicada dia 03/02/2023 09:55

•35 dias após o protocolo da denúncia do SINDECTEB, a direção da ECT promoveu uma renovação de parte da frota dos veículos da unidade e recolheu os veículos com problemas que colocavam em risco os trabalhadores;

•Os problemas denunciados e cobrados pelo SINDECTEB eram muitos, veículos sem freio, faróis de sinalização/freio queimados, ar condicionado quebrado, alta quilometragem, fiação exposta, lanternas quebradas e até motor fundido.

•A mecânica e elétrica dos veículos estavam precárias e colocavam em risco a saúde e integridade física dos trabalhadores do CDD Birigui.

O SINDECTEB foi incansável nessa luta, mobilizou a categoria e fez todas denúncias cobrando uma solução imediata aos graves problemas do setor.

Enfim, a direção dos Correios sanou parte dos problemas, e se comprometeu a resolver os demais continuamente.

O SINDECTEB continua em cima, fiscalizando e cobrando para que o reparo dos demais veículos, bem como estão sendo analisados os contratos de manutenção e compra de veículos, para certificar se houve o respeito pelos princípios públicos (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência).

No ofício encaminhado aos Correios, o SINDECTEB destacou três pontos cruciais e que são vitais para a garantia e prestação de serviço salubre e sem riscos. No documento encaminhado, o Sindicato solicitou:

1 – Agendamento de Reunião com a Diretoria deste SINDECTEB para tratar emergencialmente sobre o plano de ação de Manutenção Corretiva e Preventiva dos veículos do CDD Birigui, e, posteriormente, discutir os planos de ações de outros
CDDs.

2 – Independente do pedido anterior, prover documentação que comprova que não houve omissão do gestor da unidade com relação aos problemas apresentados, pois conforme foi relatado de forma unânime pelos empregados condutores (V), há indícios de omissão por parte da gestão, bem como exigências de conduzir os veículos sem condições, com ameaças de perda de função, advertências e punições.

3 – Independente dos pedidos anteriores, prover documentação que comprova que a ECT provê recursos financeiros necessários para que o CTO proceda com as manutenções necessárias.

Filie-se ao SINDECTEB, ele é o seu instrumento de luta e de garantia do cumprimento dos direitos!