Filiado à

Outubro Rosa: Mês da conscientização da prevenção ao Câncer de Mama


Publicada dia 30/10/2021 15:07

Celebrado desde a década de 1990, o movimento conhecido como Outubro Rosa é comemorado no Brasil e em todo o mundo para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer.

A secretaria de Saúde do SINDECTEB celebra o mês de outubro, importante para a conscientização da prevenção do câncer de mama.

O Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações e alertar as mulheres sobre os fatores de risco, promover a conscientização sobre a doença, sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A campanha teve início nos Estados Unidos e, atualmente, é realizada em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Os Sindicato reforça a necessidade da prevenção e de mais investimento na saúde pública para garantir o acesso aos exames e tratamentos.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

. Praticar atividade física regularmente;
. Alimentar-se de forma saudável;
. Manter o peso corporal adequado;
. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
. Amamentar

Ter conhecimento do próprio corpo e a realização de exames preliminares são essenciais para uma vida saudável.

A detecção precoce do câncer de mama pode ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença. A recomendação dos médicos, é que as mulheres acima dos 50 anos de idade façam mamografia a cada dois anos, que ainda é o principal exame para diagnosticar o câncer de mama.

Porém, a prevenção começa desde cedo, e se cuidar com boa alimentação e atividades físicas, também é um ato de amor.

Clique aqui e leia 12 dicas para prevenir o câncer!

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se