SINDECTEB e FINDECT unidos contra a privatização da SABESP

Publicada dia 30/08/2023 16:57

A resistência dos trabalhadores dos Correios já freou os ataques privatistas do governo anterior, que tentava vender a ECT.

Agora, nos unimos para combater a privatização da Sabesp, sob o comando do governador de São Paulo, que compartilha da mesma ideologia que tentou privatizar os Correios. Com a experiência que acumulamos, sabemos da importância de deter a privatização dessa empresa essencial para a cidade e sua população.

A defesa da Sabesp em face da mentalidade neoliberal do governador, alinhado ao bolsonarismo, é uma proteção aos trabalhadores da Sabesp e à população que depende dos seus serviços.

O SINDECTEB e a Findect estão na linha de frente dessa luta, com o apoio firme dos trabalhadores dos Correios de Bauru e Região. Convocamos todos a se unirem. Essa privatização é um verdadeiro crime. A Sabesp é lucrativa, eficiente e internacionalmente reconhecida, um patrimônio do povo paulista, não do governo de turno.

A relevância da Sabesp para a população é inegável, com abastecimento de água em 100% dos 375 municípios atendidos. A coleta de esgoto abrange 90% desse total, sendo que 77% do esgoto coletado é tratado. Estes números comprovam a eficiência e a importância da Sabesp para os paulistas.

Privatizar implicaria ceder o controle da empresa ao setor privado. Isso resultaria na perda do controle tarifário e dos investimentos. As decisões seriam guiadas pelo lucro, resultando em aumento de tarifas e queda na qualidade dos serviços.

O governador Tarcísio está com pressa para desmantelar a Sabesp, tendo inclusive contratado uma empresa para estudar o modelo de privatização.

No dia 5 de setembro, será lançado o Plebiscito Contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM. O objetivo é captar a voz da população, que, segundo pesquisa do Datafolha, é contrária à privatização. A pesquisa deste ano revelou que 53% dos paulistas são contra a privatização da Sabesp.

Junte-se à luta com o seu Sindicato! Diga não à privatização da Sabesp, da água e do saneamento de São Paulo! Diga não ao prejuízo para a população e ao aumento de tarifas!