Filiado à

Correio Aéreo Nacional: 92 anos de integração e transporte


Publicada dia 12/06/2023 12:00

Foto: Jeferson Luan @cwbspotteroficial

No dia 12 de junho, comemora-se o Dia do Correio Aéreo Nacional e o Dia da Aviação de Transporte, duas datas que celebram a história e a importância da Força Aérea Brasileira (FAB) na integração e no transporte do país. Neste ano, a data é ainda mais especial, pois marca os 92 anos do primeiro voo do Correio Aéreo Nacional (CAN), realizado pelos tenentes do Exército Casemiro Montenegro Filho e Nelson Freire Lavanere-Wanderley, que partiram de São Paulo para o Rio de Janeiro levando uma mala postal com duas cartas.

O CAN foi criado com o objetivo de estabelecer uma comunicação rápida e eficiente entre as regiões do Brasil, especialmente as mais isoladas e carentes de infraestrutura. Com o tempo, o CAN se tornou a Aviação de Transporte da FAB, responsável por realizar missões de transporte aéreo logístico, lançamento de cargas, mobilização e desmobilização de tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, apoio humanitário, entre outras²³. A Aviação de Transporte é essencial para garantir a soberania nacional, a defesa da pátria e o bem-estar da população.

O SINDECTEB parabeniza os pioneiros e os profissionais da Aviação de Transporte da FAB pelo seu trabalho e dedicação. Nós, trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, reconhecemos o valor do serviço postal aéreo e a sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. Também reafirmamos o nosso compromisso com a defesa dos Correios como empresa pública e com a qualidade dos serviços prestados à sociedade e sua integração.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se