Correios precisam de mais funcionários, mas diretoria bolsonarista lança PDI

Publicada dia 21/12/2022 13:57

Depois de um governo que não fez concurso, realizou 3 PDIs, não repôs as vagas abertas pelos aposentados e fez o número de funcionários diminuir de 120 mil para 88 mil, tudo isso enquanto o trabalho aumenta sem parar com o crescimento do comércio eletrônico, que veio para ficar, falar em mais um PDI soa absurdo e sarcástico!

Ano que vem tem novo governo e nova diretoria

Por que uma Diretoria que será mudada em janeiro de 2023 lança um novo PDI? isso é hora? Por que ela quer esvaziar ainda mais os Correios às vésperas de uma mudança de governança, de gestão e de projeto que promete ser profunda?

Cortar ainda mais cabeças precarizará ainda mais o trabalho na empresa, que não realiza concurso público há mais de uma década. Prejudicará ainda mais as entregas e a população, abrindo ainda mais espaço para as empresas estrangeiras do setor de logística. Esse era o projeto do governo que foi varrido pelo povo nas eleições. Não do que virá. Por isso não faz sentido PDI agora.

Reindustrialização, emprego, renda e recuperação do país

O governo que sai dia 31 de dezembro deixa um quadro desastroso de desindustrialização e desemprego. Deixa também os resultados da reforma trabalhista, em que as vagas que surgem são precárias, temporárias, sem vínculo e com baixos salários.

Nesse quadro, falar em beneficiar o trabalhador que “deseja iniciar um novo capítulo em sua vida”, como fez a direção bolsonarista da ECT no Primeira Hora “Papai Noel, não é bondade nem presente, é enganação e maldição.

O novo governo é de esperança. Ele tem o desfio de valorizar o salário mínimo e garantir um auxílio que recoloque a população carente na cadeia de consumo. Isso tende a incentivar o crescimento do comércio e da produção, consequentemente do emprego e da renda. E colocar o Brasil no caminho da recuperação.

Isso também vai no sentido da reindustrialização do país. O atual governo só incentivou a importação, que favorece o produtor estrangeiro. E quebrou ainda mais o parque industrial nacional.

Reindustrializar significa produzir aqui, gerar emprego aqui e abastecer o mercado com o produto nacional. Aproveitar o enorme mercado consumidor brasileiro para fortalecer a economia do país, não para enriquecer empresas estrangeiras e levar as riquezas pra fora. E isso precisa de povo com dinheiro no bolso desde já, com salário mínimo valorizado e bolsa família amplo. Lula sabe disso e vai apostar nisso.

Por um Correio forte com categoria valorizada

Não é hora de aprofundar o desmonte dos Correios. É hora de apostar na negociação com o novo governo e a nova direção da empresa. De reconhecer a importância da categoria e dos serviços prestados por ela com valorização, devolução dos direitos roubados, melhoria salarial e das condições de trabalho, fim das pressões absurdas e do assédio nas unidades.

É disso que os Correios precisam, e de um projeto de fortalecimento e da empresa, de contratação de funcionários e modernização das operações, de melhoria do atendimento à população e de criação de serviços para favorecer pequenos e médios produtores que vendem online.

É nisso que devemos apostar para o ano que vem, com um governo e uma diretoria nova. PDI agora é um contrassenso!