Mesmo após decisão no TST, Correios restringe acesso do SINDECTEB na AC Bastos

Publicada dia 25/11/2021 11:18

Dois dias após o julgamento do Dissídio Coletivo que determinou que o livre acesso às dependências das unidades no horário de almoço, mas a gestão vetou entrada do dirigente sindical para dialogar com os trabalhadores, prática antissindical que fere o precedente normativo do TST de acesso à empresa e recomendações da Organização Internacional do Trabalho; sindicato e trabalhadores resistiram e realizaram reunião do lado externo da unidade

O SINDECTEB repudia veementemente a gestão da SE/SPI, que desrespeita inclusive precedentes normativos judicialmente incorporados e garantidos em cláusula, restringindo o acesso de diretores do sindicato às dependências da empresa, conduta que configura prática antissindical.

A diretoria do sindicato solicitou através de ofício correção de conduta e abertura de processo administrativo para apurar a violação deste direito aos trabalhadores da unidade, onde a gestão criou obstáculos à circulação dos dirigentes sindicais no local de trabalho no intervalo do almoço.

“Essa prática fere o precedente normativo, já que o TST no julgamento do dia 22/11, assegurou o direito dos dirigentes sindicais às dependências das unidades, e é uma flagrante atitude antissindical que visa reprimir a organização dos trabalhadores e impedir que os ecetistas dialoguem com os seus representantes sobres assuntos do seu interesse e sobre as condições de trabalho”, protesta a diretor Sílvio Prudêncio.

A categoria segue resistindo apesar dos ataques da direção militar bolsonarista dos Correios e realizaram reunião com o sindicato na entrada da unidade. O diretor Sílvio Prudêncio esclareceu todas as dúvidas dos trabalhadores sobre o julgamento do Dissídio, sobre a ação do PCCs, sobre o não pagamento dos 30% dos trabalhadores que retornaram ao trabalho presencial e orientações sobre a sobrecarga de trabalho na unidade.

Já que os Correios têm dificultado o acesso de dirigentes dias após o direito garantido em julgamento no TST, o SINDECTEB orienta os trabalhadores a ficarem atentos e denunciarem ao Sindicato casos de assédio moral, desrespeitos e a respeito das condições de trabalho.

O Sindicato enviou ofício aos Correios cobrando a suspensão do bloqueio dos dirigentes às dependências das unidades.

Clique aqui e leia o ofício.