Filiado à

25 de janeiro – Dia do Carteiro


Publicada dia 25/01/2022 09:47

No dia 25 de janeiro, os Correios comemoram 359 anos de serviço postal no Brasil e o SINDECTEB dedica a data ao profissional responsável pela credibilidade e reconhecimento da população à instituição: o Carteiro

Apesar das muitas mudanças tecnológicas nos dias de hoje, o Carteiro continua desempenhando um papel fundamental na sociedade brasileira atual.

O SINDECTEB parabeniza os Carteiros pelo seu dia, celebrado nesta data em homenagem a criação do Correio-Mor da Monarquia Portuguesa no Brasil, em 25 de janeiro de 1663.

Luiz Gomes da Matta Neto foi o nome do primeiro “carteiro” do Brasil. Ele já atuava como Correio-Mor em Portugal, passando depois a ser o responsável no Brasil pela troca de correspondências da Corte portuguesa.

O serviço regular de entregas de cartas e mercadorias só foi estabelecido no Brasil em 1835. A profissão de carteiro, como a conhecemos hoje, só foi oficializada naquele ano, quando começaram a ser entregues as correspondências nos domicílios. Até essa data, as pessoas usavam mensageiros.

No Brasil, os carteiros foram fundamentais para a formação do país. Basta lembrar que foi o “carteiro”, Paulo Bregaro, que entregou as correspondências que acabaram tendo grande influência na proclamação da Independência, por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Por esse motivo, Paulo Bregaro tornou-se o Patrono dos Correios.

Parabéns aos mais de 50 mil carteiros trabalhando na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos!

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Filie-se

Filie-se