Outubro Rosa 2023 | 19/10: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama

Publicada dia 19/10/2023 11:44

• Hoje, 19 de outubro, celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, um evento de grande importância na conscientização sobre a saúde das mulheres trabalhadoras dos Correios.

• O câncer de mama é o tipo mais frequente entre as mulheres no Brasil, afetando milhares de vidas a cada ano. Nesta doença, células da mama sofrem um desenvolvimento anormal, multiplicando-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

• Neste Outubro Rosa 2023, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) está comprometida em liderar a conscientização e a prevenção do câncer de mama.

Percebendo os Sinais

O primeiro passo na batalha contra o câncer de mama é o reconhecimento precoce dos sintomas. O sinal mais evidente é a presença de um caroço no seio, que pode ou não estar acompanhado de dor. Além disso, a pele da mama pode adquirir uma textura semelhante à casca de laranja, e pequenos caroços podem surgir nas axilas. É vital ressaltar que nem todo caroço é indicativo de câncer de mama, sendo essencial buscar a avaliação de um profissional de saúde diante de qualquer alteração.

Prevenção e Detecção Antecipada

A prevenção e a detecção antecipada são elementos fundamentais na luta contra o câncer de mama. Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos, mesmo na ausência de sintomas. A detecção precoce é um poderoso aliado na busca por tratamentos eficazes.

O Papel das Entidades Sindicais

A secretaria de saúde da FINDECT reconhece a relevância das entidades sindicais na conscientização e prevenção do câncer de mama. Estamos comprometidos em educar nossas colaboradoras sobre a importância da saúde mamária e em fornecer informações pertinentes sobre exames e medidas preventivas. Nossos esforços estão alinhados com a campanha do Outubro Rosa 2023, que tem como objetivo reduzir a incidência e mortalidade do câncer de mama.

“Como parte desse compromisso, enfatizamos a importância do autoexame. Embora seja uma ferramenta valiosa para o conhecimento do próprio corpo, o autoexame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde. Qualquer alteração observada deve ser imediatamente comunicada ao serviço de saúde mais próximo”, alerta Silvana Azeredo, secretária de saúde da FINDECT.

Além disso, é importante ter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a cessação do tabagismo. Essas medidas não apenas auxiliam na prevenção do câncer de mama, mas também promovem a saúde em geral.

O Contexto Brasileiro

No Brasil, dados alarmantes demonstram a relevância dessa causa. São esperados 704 mil casos novos de câncer para o triênio 2023-2025, excluindo o câncer de pele não melanoma. Dentre esses, 483 mil serão novos casos, com o câncer de mama feminina e o de próstata destacando-se como os mais incidentes, com 73 mil e 71 mil casos novos, respectivamente.

A Luta Contra a Mortalidade

A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, é de 11,84 óbitos a cada 100.000 mulheres. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas, com 12,64 e 12,79 óbitos a cada 100.000 mulheres, destacando a necessidade de conscientização e acesso a cuidados de saúde de qualidade em todo o país.

A FINDECT, em conjunto com os sindicatos filiados, estão determinados a liderar a luta contra o câncer de mama, trabalhando para uma realidade em que a prevenção e o tratamento eficaz sejam acessíveis a todas as mulheres.

Juntos, podemos fazer a diferença no combate a essa doença devastadora.