No 1º de Maio, trabalhadores vão protestar contra a tragédia do governo Bolsonaro e exigir o fim da fome no Brasil

Publicada dia 29/04/2022 11:00

Nos últimos 2 anos, os eventos foram realizados a distância em todo país por conta da pandemia. Com o avanço da vacinação e da redução das mortes causadas pela Covid-19, o 1° de maio de 2022 promete ser histórico, com atos presenciais e unificados em todo país.

O tema deste ano é Emprego, Direitos, Democracia e Vida.

A FINDECT e o SINDECTEB convocam os trabalhadores dos Correios em todo o Brasil, para participar da celebração do 1° de maio. As centrais sindicais farão atos unificados para defender a democracia e seus direitos.

Os Correios e o país estão abandonados pelo atual governo, que trouxe o fantasma da inflação, a fome e miséria ao povo brasileiro. Ir às ruas e celebrar o Dia Internacional dos Trabalhadores, no próximo domingo, 1º de maio, é essencial para defender os direitos dos trabalhadores e defender um projeto de reconstrução do Brasil para que retome o caminho do desenvolvimento, da soberania, da dignidade de seu povo; e isso só pode se dar com “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”, tema dos atos em 2022.

A Centrais Sindicais UGT, CTB, Força Sindical, NCST, Intersindical e Pública formaram uma frente ampla da classe trabalhadora para que o Dia Internacional dos Trabalhadores seja uma data de grande reflexão sobre o momento político do Brasil e os riscos à democracia criados pelo atual governo.

Os atos vão reivindicar o fim da carestia, mais emprego, renda, garantias e direitos a todos os cidadãos.

Pauta dos trabalhadores

As centrais sindicais aprovaram a Pauta da Classe Trabalhadora no último CONCLAT, para ser apresentada aos candidatos à Presidência da República neste ano. O documento com 63 pontos propõe o desenvolvimento sustentável, com justiça social, como caminho para o país voltar ao rumo do crescimento e contra as privatizações das estatais.

Eleições presidenciais serão cruciais para a Classe Trabalhadora

Para os Sindicatos filiados à FINDECT, as eleições de 2022 são decisivas para os trabalhadores dos Correios e toda sociedade, por isso os diretores da Federação estão concentrando suas ações para intensificar o diálogo e a mobilização pelo combate aos grandes problemas atuais e que tem afetado drasticamente a população brasileira.

Na avaliação da FINDECT, os trabalhadores devem escolher não só o futuro Presidente da República, mas também senadores e deputados federais e estaduais comprometidos com as causas da categoria ecetista e com a democracia.

Mobilização em todo país

Maranhão

Em São Luís, o ato será realizado nesta quinta-feira, 28, às 16h na Praça Deorodo. No dia 1° haverá panfeltagem na feita de João Paulo e Liberdade.

Pernambuco

Em Recife, será realizado um ato político-cultural às 15h na Rua Alfredo Lisboa, 1152, bairro Recife Antigo, organizado pelo Sindisprev-PE

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o ato será às 10h da manhã no Aterro do Flamengo, altura da Rua Silveira Martins, com as atrações MC Galo, MC Gilo do Andaraí e MC Cacau, nas ‘relíquias do funk’

São Paulo

O ato na capital paulista será na Praça Charles Muller, no Pacaembu, a partir das 10h.

Em Sorocaba, no interior do estado, a celebração será no Parque das Águas, das 14h às 22h. O ato contará com atrações como Emicida, Francisco El Hombre, Fernanda Teka e Flor Maria e Luca & Marcelo, além de Flavinho Batucada.