FINDECT reitera cobrança de correções das inconsistências nas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho

Publicada dia 28/10/2023 15:56

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) reforça a necessidade de correções nas cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho e exige a regularização das 26 cláusulas e nos abonos indenizatórios (Peru) e salariais, destacando que essas revisões são fundamentais para assegurar os direitos dos trabalhadores.

Hoje, 28/10, os trabalhadores se depararam com contracheques disponíveis no aplicativo, apresentando aumento nos descontos devido à incidência dos 1.000 reais do abono indenizatório peru em pecúnia. Essa postura da direção dos Correios em não corrigir as inconsistências que são benéficas aos trabalhadores só fortalece a mobilização da categoria para uma greve no dia 23/11.

Vale lembrar e reforçar que a FINDECT alertou dias antes da assinatura do acordo coletivo pela outra federação que havia inconsistências que necessitavam de correções, mas foi ignorada. Hoje, a categoria está observando e comprovando que a FINDECT e os sindicatos filiados estavam certos em não assinar sem as devidas correções feitas.

A FINDECT na data de hoje (28), reiterou através de ofício sua demanda ao presidente dos Correios, Fabiano Silva, cobrando a regularização e correção das 26 cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024. Dentre essas cláusulas, destaca-se a atenção para o abono indenizatório no valor de R$1.000,00 e o abono salarial de R$1.500,00, os quais a empresa deve corrigir e pagar de forma líquida aos trabalhadores.

Recentemente, os trabalhadores se depararam com contracheques disponíveis no aplicativo, nos quais observaram um aumento nos descontos devido à incidência dos R$1.000,00 referentes ao abono indenizatório peru em pecúnia. Essa situação gerou justificada insatisfação entre os trabalhadores, uma vez que a promessa era de que esses abonos seriam pagos de forma líquida.

É importante salientar que a FINDECT e seus sindicatos filiados optaram por não assinar o acordo coletivo de trabalho, uma decisão motivada pela necessidade crucial de retificar essas cláusulas para garantir os direitos dos trabalhadores. A FINDECT desempenhou um papel ativo na negociação e na elaboração de toda a proposta, a qual visa restaurar direitos fundamentais que foram prejudicados pelo governo anterior.

Diante dessa urgência, a FINDECT solicita as correções imediatas por parte da direção dos Correios. Em caso de não atendimento a essa demanda, a FINDECT planeja avançar com a mobilização e a possível convocação de uma grande greve no dia 23/11, vésperas da campanha Black Friday, como forma de responder à direção da empresa.

O ofício da FINDECT, protocolado sob o número 313/2023 em 24/09/2023, intitulado “26 Correções necessárias no Acordo Coletivo de Trabalho 2023/2024”, destaca a importância de corrigir as inconsistências presentes no acordo. Sem essas correções, os Correios estariam descumprindo um acordo estabelecido em mesa de negociação, que prometia que os abonos seriam concedidos de forma líquida. Esses compromissos foram divulgados nas comunicações internas da empresa e levadas para as assembleias para avaliação e aprovação dos trabalhadores.

A conclusão do Termo Aditivo ACT 2023/2024 é uma prioridade urgente para garantir que essas e outras 24 inconsistências presentes na minuta do ACT não prejudiquem os ecetistas, evitando assim a ocorrência de um movimento paredista. A FINDECT continua firme em sua posição de cobrar as correções necessárias para proteger os direitos e interesses dos trabalhadores dos Correios.