FINDECT: Impasse persiste nos Correios durante a MNNP – Concurso Público, SD, DDA e Ponto Eletrônico sem solução

Publicada dia 05/02/2024 13:07

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) retomou as discussões com os Correios durante a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) nos dias 30 e 31 de janeiro. No entanto, questões cruciais como o concurso público, o Sistema de Distribuição (SD), a Distribuição Domiciliária Alternada (DDA) e o polêmico ponto eletrônico permanecem sem solução, agravando as condições de trabalho.

Dirigentes sindicais, incluindo José Aparecido Gimenes Gandara (Presidente), Marcos Sant’aguida, Wilson Araújo, Elias Diviza, todos representantes da FINDECT, expressaram suas preocupações durante a reunião com o presidente dos Correios e outros representantes da estatal. Criticaram a demora na realização do concurso público, um impasse desde 2011, que resultou em uma redução drástica no efetivo de 127 mil para 80 mil.

A falta de funcionários impacta negativamente a saúde dos trabalhadores e compromete o atendimento de qualidade à população. A redução no efetivo não apenas cria um ambiente de trabalho mais estressante, mas também dificulta o cumprimento eficaz das responsabilidades dos Correios.

A retomada da MNNP faz parte dos esforços para restabelecer o diálogo social, interrompido durante a gestão anterior. Os representantes da FINDECT pressionaram por respostas urgentes sobre o ponto eletrônico, o fim do DDA e do SD, destacando a inércia após a assinatura do acordo coletivo.

Quanto ao pagamento de Auxílio Calamidade, ficou acordado que a previsão do benefício será estendida para situações de estado de emergência, proporcionando suporte a empregados intensamente afetados.

No entanto, os desafios persistem, principalmente no que diz respeito ao ponto eletrônico. A empresa se comprometeu a retomar as discussões sobre os temas na próxima reunião ainda em fevereiro.

O impasse em temas fundamentais prejudica a qualidade de vida dos trabalhadores dos Correios e compromete a eficiência do serviço prestado à sociedade. A FINDECT segue em busca de soluções que atendam aos interesses dos trabalhadores, buscando resolver questões urgentes para promover um ambiente de trabalho mais justo a toda categoria.

Fonte: FINDECT