Greve dos sindicatos filiados a FINDECT abre negociações para melhoria da proposta das PLR’S 2013 – 2014 e 2015

Publicada dia 10/10/2014 18:05

Tendo em vista a radicalização da ECT em não avançar nas propostas das PLR’s 2013, 2014 e 2015, os Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios pertencentes à base da FINDECT, se mobilizaram e realizaram uma grande GREVE no dia 25 de junho de 2014, aprovando a rejeição do valor de R$272,00 (duzentos e setenta e dois reais), movimento que obrigou a ECT a reabrir o processo de negociações, com a participação do TST, intermediada pelo Vice-Presidente, Ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho.

A FINDECT nas negociações com o TST e a ECT posicionou-se no sentido de que o valor não poderia ser inferior ao valor pago no ano anterior R$940,00 (novecentos e quarenta reais).

Após várias reuniões no TST, a pedido do Ministro Ives Gandra, a ECT propôs o dobro do valor da primeira proposta da PLR, saindo dos R$38 milhões para mais de R$76 milhões, porém os critérios apresentados não foram aceitos pela FINDECT e os Sindicatos filiados.

Na reunião do dia 08 de outubro de 2014, em reunião realizada entre a ECT e a FINDECT, mais uma vez demonstrando firmeza na defesa dos interesses dos trabalhadores que representa, exigimos da ECT uma proposta com critérios apresentados pela FINDECT.

Veja abaixo a proposta na íntegra negociada com a ECT, porém com algumas ressalvas as quais serão novamente discutidas, desta vez na presença do Ministro Vice Presidente do TST Ives Gandra, no dia 15/10/2014.

Proposta PLR

Veja abaixo os avanços nas negociações das PLR’s na reunião do dia 08/10/2014:

– Garantia do valor mínimo de R$600,00 e máximo R$720,00 para a PLR 2013;

– Diminuição das faixas salariais de 7 para 3;

– Para as 3 PLR’s será utilizado o critério 1/365 para cada falta injustificada ou suspensão;

– Exclusão da palavra “compensada” no caso da Lei de Greve;

– Distribuição linear do resíduo da Reserva Técnicas aos empregados elegíveis;

– Exclusão dos critérios de inelegibilidade para faltas injustificadas e suspensões disciplinares;

– Considerando que excluímos também os critérios perversos das últimas PLR’s pagas unilateralmente pela ECT, como por exemplo, GCR e Parcela Estratégica, a GREVE realizada pelos Sindicatos filiados a FINDECT no dia 25/06/2014, foi decisiva para os avanços conquistados até o momento.

Veja abaixo o que está faltando para fecharmos o Acordo:

PLR 2013:

– Pagamento da PLR 2013 no máximo 5 dias após o fechamento do acordo;

PLR’s 2014 e 2015:

– Compromisso da ECT em se discutir uma Parcela de Participação nos Resultados, com base em critérios de produtividade, desvinculada do lucro;

– Tendo em vista que não sabemos se haverá lucro ou não, este item poderá ajudar na discussão de um valor mínimo de PLR;

– Exclusão dos critérios de produtividade por unidade de trabalho, e defendemos o critério de produtividade nacional, devido às más condições de trabalho e falta de funcionários na maioria das Agências dos Correios.

PLR’s 2013, 2014 e 2015:

– Defendemos que os mesmos critérios aprovados para pagamento da PLR 2013,seja para todas as PLR’s.