Informe Oficial da FINDECT sobre a Reunião de Negociação Unificada do Acordo Coletivo de Trabalho

Publicada dia 17/08/2023 20:49

• A direção dos Correios apresentou na reunião de hoje, 17/08, a proposta de Acordo Coletivo aos representantes sindicais com reajustes postergados para 2024, retorno de 35 cláusulas, vigência de dois anos do acordo, sem avanços significativos na redução do custeio do plano de saúde e na realização do concurso público.

• Os sindicatos filiados à FINDECT orientam os trabalhadores comparecerem às assembleias em suas respectivas bases para avaliarem a proposta, mas desde já orientamos pela rejeição da proposta, aprovação do estado de greve e continuidade das negociações até que apresente uma proposta que atenda aos anseios da categoria.

Durante a reunião realizada em 17 de agosto entre os representantes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT), foi apresentada uma proposta de Acordo Coletivo que gerou intensas discussões e preocupações aos representantes sindicais.

A proposta da ECT, caracterizada por um acordo bianual, traz consigo elementos que suscitaram reações negativas da FINDECT e dos sindicatos filiados. A proposta inclui o retorno de 35 cláusulas anteriormente debatidas nas negociações do acordo coletivo, levantando a questão da reintegração de cláusulas retiradas anteriormente. Entretanto, a proposta carece de avanços significativos e revela aspectos problemáticos.

Um dos pontos críticos é o reajuste salarial, que prevê um aumento de 90% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para os salários, resultando em um reajuste de 3,18%. Porém, esse reajuste só seria implementado apenas a partir de 1º de janeiro de 2024, o que representa um adiamento substancial. Os benefícios também seriam reajustados em 90% do INPC, gerando um aumento de 3,18%, porém a partir de 1º de agosto de 2023.

A proposta da ECT também prevê um reajuste total de 100% do INPC a partir de 1º de agosto de 2024. A vigência proposta para o Acordo Coletivo seria de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2025.

Diante dessa proposta, a FINDECT e os sindicatos filiados expressaram um posicionamento claro de rejeição. Além de não atender às demandas da categoria, a proposta não aborda de maneira satisfatória aspectos como o custeio do plano de saúde e a falta de previsão para a realização de um acordo coletivo que contemple os trabalhadores. Também foi ressaltada a urgente necessidade de suprir as milhares de vagas deficitárias, o que não foi contemplado na proposta.

A FINDECT e seus sindicatos orientam os trabalhadores a comparecerem às assembleias em suas bases, com foco na análise e avaliação detalhada da proposta apresentada. Desde já, a orientação é pela rejeição da proposta, pela aprovação do estado de greve e pela continuidade das negociações até que uma proposta que verdadeiramente atenda aos anseios da categoria seja apresentada.

A mobilização e a participação dos trabalhadores nas assembleias são essenciais para moldar o desfecho das negociações e garantir condições de trabalho e benefícios condizentes com seus direitos e necessidades.

Informamos que as assembleias sindicais da base dos sindicatos filiados à FINDECT acontecerão até o dia 29 de agosto, proporcionando a oportunidade de expressar opiniões e contribuir para o futuro do acordo coletivo.