IV Congresso FINDECT
Publicada dia 01/06/2015 15:03
Foi iniciado o IV congresso da FINDECT, na cidade de São Paulo. Logo de início, os Diretores da Federação, representantes dos Sindicatos de Bauru, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Tocantins fizeram suas falas, trazendo as demandas e exigências dos Trabalhadores e Trabalhadoras da base.
DIEESE
Para falar sobre a atual conjuntura econômica e política, o economista representante do DIEESE, Ilmar Ferreira da Silva, trouxe dados comparativos da inflação, ganhos reais, distribuição de renda, poder de compra, dos últimos anos, mostrando a desaceleração, e até “um esfriamento da economia brasileira”.
Segundo Ilmar, nas Negociações Coletivas que já aconteceram em 2015(entre janeiro e maio foram 100), o resultado foi de aumento real de 1,5%. O economista afirma, ainda, que o ICV-DIEESE (índice de custo de vida) indica um reajuste necessário para repor perdas, considerando o período de agosto/14 a Abril/15, de no mínimo 7,47%, e de 8,9% no período de agosto/14 a Julho/15.
cláusulas da proposta de Pauta de Reivindicações
Os Companheiros e Companheiras Diretores e Delegados da FINDECT discutiram, também, as cláusulas da Proposta da Pauta de Reivindicações.
É esse o ponto do Congresso em que os representantes dos Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas apresentam à plenária, e discutem, as demandas e exigências para o Acordo Coletivo 2015/2016.
Lembrando que a discussão é para a proposta das cláusulas. A Pauta de Reivindicações deverá, posteriormente, ser votada e aprovada nas bases dos sindicatos, pelos Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas.
Discussão Jurídica
Os advogados da FINDECT, Dr.Hudson, Marcos Vinicius, e as advogadas dos Sindicatos de Bauru, Ana Laura, e de Tocantins, Gabriela Moura, iniciaram suas falas tratando de assuntos de grande importância para a categoria, são eles:
– PLC30/2015 – Projeto de Terceirização (antigo pl4330) que retira direitos dos Trabalhadores Brasileiros, permitindo além da terceirização, também a quarteirização. O PLC possibilitará a criação de empresas especializadas em oferecer mão de obra, ou seja, o suor do trabalhador e da trabalhadora será tratado como mercadoria, pondo fim ao conceito de categoria.
– Postalis – Foi falado sobre a TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), que suspende a “Cobrança Extraordinária” até, pelo menos, o final do ano. Desta forma, a FINDECT terá um tempo maior para se preparar e montar uma ação mais consistente, com maior número de documentos e informações.
– Entrega Matutina – O processo ainda está em processo de negociação para o Dissídio.
– Adicional de Motociclista – As negociações foram encerradas, as representações trabalhistas abriram negociação com a Empresa, que não se mostrou interessada em cumprir o que consta na lei e pagar o adicional de 30%. O Dissídio aguarda, neste momento, seu julgamento no TST.
– Anistia – Foi apresentada em que ponto estão os processos de anistia e passada orientações sobre como devem ser organizadas ações.
Além dessas, outras questões também foram discutidas. Foi aberto um canal de questionamentos, onde os representastes dos trabalhadores puderam fazer seus questionamentos e esclarecer questões para suas respectivas bases.
ADCAP
O Companheiro Luiz Alberto, Presidente Nacional da ADCAP, participou do Congresso, trazendo palavras de força, mostrando as ações da Associação na defesa dos direitos dos Trabalhadores, e reforçando a parceria com a FINDECT, unindo a luta em prol do Trabalhador e da Trabalhadora Ecetista.
Veja mais fotos abaixo:
Postal Saúde
Companheiro Anézio Rodrigues, eleito Conselheiro Deliberativo do Postal Saúde, trouxe os encaminhamentos e demandas dos Trabalhadores e Trabalhadoras Ecetistas, que vem sendo discutidos e resolvidos na Comissão pela Melhoria do plano de saúde.
Os problemas são vários – descredenciamento, demora na liberação de exames, atraso na repasse às clinicas, problemas na área odontológica -, e muitos outros conhecidos pelos companheiros ecetistas.
A cerimônia de posse acontecerá nesta segunda-feira, 1º de junho, a FINDECT trará informações do evento.
Entrega Matutina
Para discutir as questões referentes à Entrega Matutina, os Companheiros Daniel Martins(TO) e Silvio Prudêncio(Bru), trouxeram informações dos encaminhamentos dados na Comissão criada para discutir esse tema.
O principal questionamento dos representantes se dá na LOEC eletrônica e no critério de seleção das Unidades Elegíveis e a forma como ocorre a implantação. Dos Sindicatos filiados à FINDECT, um número proporcional muito menor está sendo atendido pelo novo sistema de Entrega. Onde está o princípio de isonomia? Não deve haver diferenciação, ou mesmo preferência de qualquer natureza, dentro de uma Empresa Pública e Estatal.
Outro questionamento é com relação à demora na implantação nas unidades, a Comissão conquistou uma ampliação das unidades que receberão o novo sistema já agora nessa 2ª fase de implantação.