Outubro Rosa: FINDECT promove conscientização sobre o Câncer de Mama e Colo do Útero

Publicada dia 08/10/2024 10:23

Os Sindicatos filiados à FINDECT intensificarão a campanha através de debates e atividades para alertar as trabalhadoras dos Correios sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

O Outubro Rosa é uma campanha globalmente reconhecida que visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este ano, a FINDECT e seus sindicatos filiados reforçam a campanha, promovendo uma série de atividades informativas direcionadas às trabalhadoras dos Correios e à s ociedade em geral. Além do câncer de mama, também será abordado o câncer de colo do útero, ampliando a conscientização sobre a saúde feminina.

Câncer de mama: dados preocupantes e a importância do diagnóstico

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele. Para 2024, a estimativa é de 73,6 mil novos casos no Brasil, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Embora seja raro antes dos 35 anos, a partir dessa idade sua incidência cresce significativamente, especialmente após os 50 anos.

O Ministério da Saúde informa que 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios, manutenção de uma alimentação equilibrada, evitar o consumo de álcool e o tabagismo. Além disso, a realização periódica de exames de imagem, como a mamografia, é crucial para identificar a doença em estágios iniciais, o que aumenta as chances de cura.

Câncer de Colo do Útero: riscos e prevenção

O câncer de colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, perdendo apenas para o câncer de mama, e é uma das principais causas de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, estima-se que a cada ano, no triênio de 2023 a 2025, surjam 17 mil novos casos, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos para cada 100 mil mulheres.

Para prevenir o câncer de colo do útero, é essencial que mulheres realizem exames como o Papanicolau regularmente, o que permite identificar lesões precoces ou o próprio câncer em fases iniciais. A vacina contra o HPV, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), também é uma ferramenta eficaz na prevenção, pois protege contra os tipos mais comuns do vírus que causam o câncer de colo do útero.

Sinais e Sintomas

Câncer de Mama:

⦁ Nódulo (caroço) fixo e, em geral, indolor;
⦁ Pele da mama avermelhada ou retraída, com aparência de casca de laranja;
⦁ Alterações no bico do peito (mamilo), como retração;
⦁ Pequenos nódulos nas axilas ou pescoço;
⦁ Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Câncer de Colo do Útero:

⦁ Pode não apresentar sintomas na fase inicial;
⦁ Nos estágios mais avançados, pode causar sangramento vaginal irregular ou após a relação sexual;
⦁ Secreção vaginal anormal;
⦁ Dor durante a relação sexual;
⦁ Dor abdominal ou pélvica.

Diagnóstico e tratamento

Câncer de Mama

⦁ Autoexame e exame clínico das mamas;
⦁ Exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética;
⦁ Biópsia.

Os tratamentos variam de acordo com o estágio da doença e podem incluir:

⦁ Cirurgia;
⦁ Radioterapia;
⦁ Quimioterapia;
⦁ Hormonioterapia;
⦁ Terapia biológica.

Câncer de Colo do Útero

⦁ Exame preventivo (Papanicolau);
⦁ Exame pélvico com toque vaginal;
⦁ Colposcopia e biópsia.

Os tratamentos disponíveis incluem:

⦁ Eletrocirurgia;
⦁ Quimioterapia;
⦁ Radioterapia.

Compromisso da FINDECT e dos Sindicatos filiados

Durante o mês de outubro, a FINDECT e seus sindicatos filiados intensificarão as campanhas de conscientização, promovendo atividades educativas e debates que visam informar as trabalhadoras dos Correios sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Essas ações não se limitam à conscientização, mas também englobam iniciativas de arrecadação de fundos para instituições de apoio a mulheres em tratamento.

As campanhas têm como objetivo reforçar a importância do autocuidado e da realização de exames preventivos, buscando salvar vidas por meio da detecção precoce. Como parte dessa mobilização, a FINDECT também ressalta a importância do SUS em garantir que todas as mulheres tenham acesso aos exames necessários, como a mamografia e o Papanicolau.

Recado das Diretoras da FINDECT

Silvana Azeredo, diretora de Saúde da FINDECT, destaca: “Precisamos enfatizar que a prevenção é uma das formas mais eficazes de combate ao câncer de mama e do colo do útero. A realização de exames periódicos e a adoção de hábitos saudáveis são fundamentais para reduzir os riscos e salvar vidas.”

Telma Milhomem, diretora da Mulher da FINDECT, reforça a importância da campanha: “O Outubro Rosa nos lembra da necessidade de cuidar da nossa saúde diariamente. Além de conscientizar, queremos que nossas trabalhadoras saibam que não estão sozinhas. Juntas, podemos vencer essa luta.”

Um alerta e compromisso

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, também ressalta: “O câncer de mama e o câncer de colo de útero são dois dos mais comuns entre mulheres no Brasil. Mas existe cura e prevenção. O diagnóstico e o tratamento para todos os tipos de câncer estão disponíveis no SUS, assim como a vacina HPV, para prevenção do câncer de colo de útero, e a mamografia, para a prevenção do câncer de mama.”

A FINDECT reafirma seu compromisso com a saúde das trabalhadoras dos Correios e a luta contra o câncer de mama e do colo do útero. A participação ativa no Outubro Rosa é uma demonstração clara do compromisso da entidade com a conscientização, prevenção e tratamento dessas doenças, que afetam milhares de mulheres todos os anos. Cuidar da saúde é um ato de amor e resistência. Participe do Outubro Rosa e ajude a salvar vidas!