Pressão da categoria arranca negociação e propostas da ECT

Publicada dia 30/01/2024 10:28

. A mobilização do SINDECTEB e a disposição de luta dos trabalhadores geraram rápida movimentação da direção da empresa, que agendou reuniões e apresentou propostas concretas de melhorias.

. A mobilização e a luta mostram, mais uma vez, que são essenciais para fortalecer as reivindicações da categoria, o Sindicato nas negociações e conquistar avanços!

Sindicato mobiliza na base e categoria responde com participação

O SINDECTEB mantém presença constante na base, com seus diretores visitando as unidades, realizando reuniões, levando informações e formação política e sindical, fortalecendo a categoria com a mobilização permanente. Desse trabalho resultam o levantamento das condições de trabalho, as necessidades e reivindicações, bem como a mobilização para as lutas. Essa ação sindical foi intensificada nas últimas semanas, e o resultado foi a abertura de negociação e propostas às reivindicações que embasaram o chamado da greve.

Negociações e propostas

A reunião do SINDECTEB, da FINDECT e demais sindicatos com o presidente da ECT no dia 26 de janeiro deu início às negociações. A direção da ECT apresentou ações e propostas, além de responder a questionamentos dos dirigentes sindicais e apontar soluções.

Concurso Público: Os representantes da empresa afirmaram que o concurso está em fase de análise preparatória. No momento, está sendo feito levantamento das vagas em aberto, com realocações e implantação do SD. Para cobrir as necessidades imediatas, enquanto aguarda o concurso, a empresa informou que fará a contratação emergencial, iniciando nos próximos 30 dias para a área de distribuição e para a área de tratamento. O presidente da empresa informou ainda que o modelo de contratação por concurso está em estudo, com possibilidades em aberto, e que convidará a FINDECT para participar das reuniões que tratam do assunto com a SEST, órgão do governo que coordena as estatais.

Plano de saúde: Frente à insistência do Sindicato e da categoria na redução de mensalidade e compartilhamento no Plano de Saúde, para que fique acessível à categoria, e reestruturação da rede de atendimento, com abrangência em todas as regiões e modalidades médicas, sem os constantes descredenciamentos, a direção da ECT constituiu o Grupo de Trabalho para melhorias do Plano de Saúde, com a primeira reunião em 30/01/2024. Gandara questionou o absurdo do caso de um trabalhador de Bauru, que necessitava de internação urgente, mas foi negado pela Postal Saúde em virtude de um débito. O mesmo teve que ser internado no SUS e veio a falecer em virtude dos hospitais públicos da cidade não terem os equipamentos necessários para a cirurgia. Na reunião, também fez duras críticas ao plano de saúde, que antes da Postal Saúde, os Correios gastavam 700 milhões por ano para cuidar de quase 500 mil vidas. Depois tiraram pai/mãe, tiraram os aposentados, e mesmo com redução para 200 mil vidas, o custo anual do plano triplicou e dificultou a vida dos trabalhadores, que foram pouco a pouco esvaziando o plano de saúde por não conseguirem arcar com os custos das altas mensalidades.

Novo PCCs: Os dirigentes da FINDECT e do SINDECTEB levaram à mesa a necessidade de remodelar o PCCS, que em 2008 reduziu as remunerações e os cargos – de 45 referências salariais, com diferença entre elas de 5,0%, para 90 referências com diferença menor de 2,5% e impossibilidade prática de chegar ao nível máximo (NM90) devido aos critérios para evolução. A empresa garantiu a retomada da discussão que estava sendo feita em 2014 para mudança do PCCS e firmou compromisso com a FINDECT para iniciar já em 30/01/2024.

Melhores condições de trabalho: – A direção da empresa garantiu que estão destinados valores volumosos para reformar as unidades. Gandara solicitou também a priorização da mudança de edifício do CDD Tropical (Araçatuba/SP), em virtude das péssimas condições de trabalho; o atual prédio não possui nem contrato de aluguel vigente devido às irregularidades do imóvel junto aos órgãos municipais, que impedem inclusive o seu funcionamento. O Presidente Fabiano informou que irá verificar a demanda para dar prosseguimento.

Ponto eletrônico: Os problemas causados pelo ponto eletrônico (SRP), que gera descontos indevidos e outros transtornos, foram questionados pela Diretoria do Sindicato, com solicitação de medidas urgentes. A empresa apresentou a medida imediata de compensação de até 8h de saída e entrada antecipada, para amenizar os problemas de descontos indevidos originados do SRP. O Sindicato insistirá no tema nas próximas reuniões, para chegar a uma solução definitiva. A reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Correios – MNNP, que ocorrerá em 31/01/2024, debaterá sobre o Registro de Ponto por Exceção aos empregados que realizam a atividade de distribuição. Gandara questionou que estes problemas de descontos de salário em virtude de apontamentos incorretos no cartão de ponto eletrônico seriam rapidamente resolvidos se este serviço, assim como outros, retornasse para gestão das Superintendências Estaduais. A maioria das demandas sindicais é protocolada nas Superintendências Estaduais, mas estas não têm nenhuma autonomia para resolvê-las, fazendo com que elas apenas reiterem as demandas junto à CEGEP.

DDA e o SD da morte: O Sindicato também trouxe as demandas com os problemas gerados pelo SD e DDA, onde unidades claramente deficitárias são apontadas como ajustadas ou superavitárias, com distritos enormes gerando sobrecarga de trabalho e adoecendo os empregados. Foi citado na reunião que há 247 mil processos SEI na fila, sendo a maioria dos processos que envolvem, diretamente ou indiretamente, questões de gestão de pessoas.

A direção dos Correios informou que a reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente – MNNP no dia 31/01/2024 vem com a proposta de dois novos termos de acordo (Calamidade Pública) e início das discussões quanto ao Registro de Ponto por Exceção.

Mobilização continua e greve não está descartada

O SINDECTEB e a FINDECT esperam que os avanços sejam consistentes e rápidos, com concurso público que atenda às necessidades dos Correios e dos trabalhadores, com um grupo de trabalho de saúde que traga resultados efetivos e atendimento das necessidades e reivindicações da categoria, que as reformas e melhorias prediais e das condições de trabalho sejam imediatas e permanentes.

Em breve, a categoria será chamada para avaliar, junto com o Sindicato, o andamento das negociações e o andamento da luta.

Unidos para vencer sempre!!!