Sindicatos da FINDECT convocam assembleias para rejeição de proposta da ECT, aprovação do estado de greve e retomada das negociações

Publicada dia 21/08/2023 19:04

• Prioridades da FINDECT incluem debate sobre plano de saúde, reajuste salarial decente e demanda por concurso público para suprir vagas deficitárias.

• A FINDECT também esclarece sobre uma publicação com suposta proposta falsa nas redes sociais e destaca a proposta oficial enviada pela direção dos Correios.

A Federação Interestadual dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) tem como prioridade a abordagem do plano de saúde. Reconhecendo que o custeio atual se tornou insustentável para muitos trabalhadores devido ao alto custo, é imprescindível debater a redução desse custeio para garantir a viabilidade do benefício. A busca por uma solução que torne o plano mais acessível e justo para todos é uma necessidade urgente que a FINDECT está empenhada em abordar.

Além disso, a FINDECT exige que a empresa negocie e atenda às reivindicações relacionadas ao concurso público. A atual carência de milhares de vagas em todo o país é uma realidade que afeta diretamente os trabalhadores e compromete o pleno funcionamento dos serviços. A contratação via concurso público é uma demanda essencial para preencher essas vagas deficitárias e garantir a eficiência das operações dos Correios.

Os Sindicatos filiados à FINDECT convocaram assembleias em suas bases a partir de amanhã, 22 de agosto. A orientação é clara: rejeitar a proposta apresentada pela empresa e pressionar pela retomada das negociações, com a exigência de uma proposta sólida e condizente com as aspirações dos trabalhadores e suas reivindicações.

Durante as nove reuniões de negociação unificada, avanços foram observados nas cláusulas sociais, refletindo uma valorização importante dos trabalhadores. No entanto, a lacuna entre os aspectos financeiros e de benefícios ainda é significativa. A disparidade salarial e as condições de trabalho insatisfatórias permanecem como desafios a serem enfrentados.

A participação ativa dos trabalhadores nas assembleias é essencial para fortalecer a luta por um acordo coletivo mais justo. A proposta na íntegra, contendo todas as cláusulas, foi enviada pela direção dos Correios para avaliação nas assembleias desta semana. Clique aqui e leia a proposta. O espaço das assembleias reflete a determinação dos trabalhadores em buscar melhorias substanciais, incluindo questões de salário, plano de saúde, benefícios e condições de trabalho.

Também esclarecemos que circulou nas redes sociais uma mensagem que causou alvoroço e confusão entre os trabalhadores, apresentando uma suposta proposta dos Correios. A FINDECT informa que essa proposta é falsa (fake news) e que a única proposta oficial é aquela que foi apresentada na mesa de negociação e divulgada na íntegra para os trabalhadores canais de comunicação da FINDECT e dos Sindicatos.

A união dos trabalhadores e a rejeição da proposta atual não apenas demonstram a insatisfação generalizada, mas também reforçam a urgência por uma negociação séria de um acordo coletivo que resgate direitos e assegure um ambiente laboral mais justo e promissor. A mobilização dos trabalhadores nesse processo é fundamental para conquistar um acordo coletivo que atenda aos anseios da categoria dos Correios em todo o país.

Proposta de ACT dos Correios 2023 – Todas as cláusulas

Fonte: Findect