NEGOCIAÇÃO COLETIVA UNIFICADA: RESUMO DA SEMANA DAS CLÁUSULAS RECONQUISTADAS!

Publicada dia 05/08/2023 11:08

Os representantes sindicais da FINDECT trabalharam incansavelmente durante toda essa semana na busca pelo retorno de cláusulas essenciais aos trabalhadores dos Correios. Na próxima semana, o foco será no plano de saúde, condições de trabalho e concurso público. A mobilização da categoria é fundamental para pressionar a empresa por propostas mais justas.

Durante a semana de negociações coletivas dos Correios, realizada entre os dias 1º e 3 de agosto no formato híbrido, a FINDECT desempenhou um trabalho árduo e unificado para negociar e buscar o retorno de várias cláusulas importantes em favor dos trabalhadores.

Terceira Reunião (01/08):
A terceira reunião foi marcada pelas apresentações das áreas da ECT: DIRAD, DIOPE e DIGEP. Até então, a FINDECT aguardava propostas concretas que priorizassem os trabalhadores, e reconhecessem sua dedicação na luta contra a privatização e pela recuperação dos Correios, dos direitos e benefícios essenciais.

Quarta Reunião (02/08):
Na quarta reunião, as cláusulas sociais foram o destaque, e os avanços obtidos representam uma vitória significativa para os trabalhadores dos Correios. Confira abaixo as cláusulas debatidas:

1. Anistia: Garantindo proteção e estabilidade aos trabalhadores em seus cargos e funções, a FINDECT cobrou que a empresa, ao anistiar o trabalhador, atualizasse e corrigisse sua remuneração.

2. Aposentados: Proteção e valorização dos trabalhadores que já contribuíram para os Correios, garantindo benefícios e respeito aos aposentados.

3. Enfrentamento aos Assédios: Combate firme contra qualquer forma de assédio no ambiente de trabalho, promovendo um espaço saudável e respeitoso.

4. Promoção da Equidade Racial: Incentivo à igualdade racial no ambiente corporativo, com medidas para valorizar a diversidade étnica.

5. Direitos LGBTQIA+: Respeito e garantia dos direitos das pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho, promovendo a inclusão e a diversidade.

6. Direitos das Pessoas com Deficiência: Inclusão e acessibilidade para os trabalhadores com deficiência, assegurando condições adequadas para todos.

7. Direitos Geracionais: Proteção dos direitos de diferentes gerações de trabalhadores dos Correios, valorizando a experiência de cada um.

8. Garantias ao Empregado(a) Estudante: Proposta de flexibilização da jornada de trabalho para conciliar estudos e trabalho, com garantias para o empregado(a) estudante, além de assegurar condições favoráveis para o desenvolvimento educacional.

9. Licença Adoção: Assegurar o direito à família e à adoção de crianças por parte dos trabalhadores, com proteção e apoio.

10. Licença Paternidade: Proposta de licença paternidade de 20 dias, garantindo um maior apoio aos pais nesse momento especial.

Quinta Reunião (03/08):
Ao final da quinta reunião de negociação, a FINDECT celebrou a reconquista de 6 cláusulas relacionadas à mulher ecetista, além da inclusão de uma nova cláusula e a manutenção de outra, garantindo assim a proteção e valorização das trabalhadoras.

1. Retorno da cláusula do adicional atividade, distribuição e coleta AADC: Com pagamento do AADC 30%, a partir do 5º mês de gestação ou antes, para as trabalhadoras deslocadas para serviços internos.

2. Retorno da cláusula de enfrentamento à violência contra a mulher: Combate à violência de gênero no ambiente de trabalho e proteção às trabalhadoras.

3. Retorno da cláusula da licença maternidade: Assegurando o direito à licença maternidade para as trabalhadoras ecetistas.

4. Prorrogação da licença maternidade: Destaque para a manutenção da remuneração integral durante o período de prorrogação.

5. Nova cláusula de afastamento especial em caso de bebê prematuro: Garantindo condições especiais para as trabalhadoras em situações de bebês prematuros.

6. Retorno da cláusula período de amamentação: Assegurando o direito ao período de amamentação para as mães trabalhadoras.

7. Retorno da cláusula com adequações da promoção da equidade de gênero e enfrentamento ao sexismo: Visando promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho e combater o sexismo.

8. Manutenção da cláusula da saúde da mulher: Garantindo a proteção da saúde e bem-estar das trabalhadoras ecetistas.

Na próxima semana, as negociações prosseguem e o foco será em assuntos prioritários, como o plano de saúde, condições de trabalho e concurso público. A mobilização da categoria é essencial para pressionar a empresa a apresentar propostas mais justas tanto em salários quanto em benefícios. O trabalho árduo e unificado dos representantes sindicais da FINDECT e FENTECT foram fundamentais para conquistar vitórias até aqui, e agora é o momento de ampliar essa mobilização para garantir ainda mais conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios. A união de todos é a chave para construir um futuro melhor e mais justo para a categoria.

Negociações do ACT 2023 – Cláusulas Sociais

Negociações do ACT 2023 – Cláusulas Sociais – Apresentação