Reunião conjunta das Federações (FINDECT e FENTECT) com o Presidente da ECT resultou em compromissos cruciais

Publicada dia 12/09/2023 11:29

Em reunião conjunta dos representantes das duas federações, FINDECT e FENTECT, com o Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Fabiano Silva, onde importantes entendimentos foram alcançados, ampliando o debate sobre cláusulas sensíveis aos trabalhadores e evitando o caminho anterior de litígios judiciais desfavoráveis à categoria.

A 12ª reunião de negociação conjunta entre as Federações (FINDECT e FENTECT) e o Presidente da ECT, Fabiano Silva, marcou um momento de convergência e diálogo construtivo. Nessa reunião, ambas as partes concordaram que a empresa demonstrou sua disposição em avançar nas discussões das demandas econômicas, alinhadas à pauta apresentada pelas federações. Isso representa um passo crucial em direção à valorização dos trabalhadores dos Correios.

O debate resultou em um compromisso fundamental por parte da ECT de debater também o retorno do adicional de férias em 70%. Essa medida representa um passo importante para a reconquista dos direitos roubados ao longo dos últimos anos.

Outra questão discutida incluiu o compromisso também de debater sobre a realização do concurso público, uma medida fundamental para a renovação e o fortalecimento da categoria dos Correios, bem como do ticket Peru em forma de pecúnio.

O entendimento unificado entre as partes e o compromisso do Presidente Fabiano Silva de ampliar a discussão acerca do custeio do plano de saúde a partir de hoje, 12/09, são passos importantes em direção a uma relação de trabalho mais transparente, justa e que beneficie os trabalhadores.

Esta reunião conjunta foi significativa, e conforme ATA, daremos continuidade ao debate e análise das 72 cláusulas até o momento negociadas. Esgotar todo o processo de negociação através do diálogo é importante, considerando os litígios judiciais infrutíferos que afetaram negativamente a categoria nos anos anteriores.

Nesse cenário promissor, os sindicatos filiados às duas federações, FINDECT e FENTECT, demonstraram sua disposição em aguardar os próximos passos, quando será apresentada a proposta na íntegra e assinar a minuta do acordo para levá-la a deliberação dos trabalhadores em assembleia. Esta é uma oportunidade crucial para finalizar os detalhes dessas importantes medidas e para garantir que os interesses dos trabalhadores dos Correios sejam plenamente atendidos, evitando assim um retorno aos tribunais e assegurando resultados positivos para a categoria.

A união dos trabalhadores, das federações e dos sindicatos é o primeiro passo fundamental para fortalecer a categoria na luta pela reconquista dos direitos e benefícios que são essenciais para o bem-estar dos trabalhadores. Além disso, esse esforço conjunto é um passo importante em direção à reconstrução dos Correios como uma empresa estatal sólida e de qualidade, servindo eficazmente a população brasileira.

12ª Ata de Reunião (11/09/2023)