SINDECTEB DEBATE DEMANDAS DOS TRABALHADORES EM REUNIÃO COM O NOVO SE-SPI

Publicada dia 24/01/2023 21:50

O Presidente José Aparecido Gandara e demais dirigentes do SINDECTEB se reuniram com o novo Superintendente estadual do interior, Carlos Eduardo Fidêncio Ribeiro dos Santos e a assessora Ana Rosa Atique no dia 23/01 (segunda-feira), marcando a retomada do diálogo e das relações de trabalho junto à direção dos Correios.

A reunião que marcou a retomada do dialogo após varios anos teve o objetivo de apresentar e cobrar solução ao Superintendente as diversas demandas da categoria e expor as perspectivas dos representantes sindicais em relação ao futuro da estatal.

Temas como: a valorização dos trabalhadores, negociação coletiva, fortalecimento da empresa, problemas com o redimensionamento de carga que através do SD prejudicial subtraiu carteiros e distritos, ocasionando em excesso de dobras, adoecimento de trabalhadores e afastamentos, cobrou respostas aos ofícios protocoladas e que seguem sem resposta conclusiva, casos de retirada de função e transferências compulsórias, problemas no relacionamento junto aos funcionários gerado por gestores com posturas pouco abertas ao diálogo, cobrou a valorização dos trabalhadores da base, com mudanças de cargo de acordo com sua competência e capacidade, autonomia ao Serviço Social dos Correios para estabelecer ações específicas, melhorias nas relações de trabalho e diálogo e das autorização para as visitas sindicais.

Um dos pontos principais da reunião foi a discussão sobre a a participação dos Trabalhadores nas ações e planejamentos da ECT. “A reunião foi importante, pois, pudemos trazer à direção da Empresa os problemas que mais atingem a categoria e cobrar maior participação dos trabalhadores e do Sindicato nas decisões da Superintendência Regional São-Paulo Interior”, disse José Aparecido Gandara.

Carlos Eduardo irá analisar, em conjunto com a diretoria da empresa, todas as queixas debatidas e se comprometeu a ouvir e debater com os representantes do Sindicato a reestruturação e propostas dos trabalhadores.

A diretoria do SINDECTEB realizou suas ponderações e destacaram que o Sindicato estará sempre aberto ao diálogo com os representantes dos Correios.

A reunião contou com a participação dos dirigentes sindicais Anézio Rodrigues, Sílvio Prudêncio, Laerte Claro, Hideyoshi de Oliveira, Vinicius Marion, além do advogado do Sindicato, Marcos Vinicius.

A IMPORTÂNCIA DA NEGOCIAÇÃO PERMANENTE

Esta reunião com o SE-SPI demonstrou que é essencial a retomada do processo de Negociação Permanente conquistado pela FINDECT e Sindicatos filiados em campanhas salariais anteriores e que foi abandonado pela direção da empresa.

Com ele, o Sindicato traz à tona os problemas e as reivindicações da categoria de forma permanente e contínua. Isso acelera a negociação e enxuga a pauta para a Campanha Salarial. Além disso, mantém a categoria em permanente mobilização, pronta para entrar na luta quando chamada pelo Sindicato na ocorrência de uma dificuldade para a qual a empresa não apresenta solução.