SINDECTEB alerta trabalhadores sobre riscos da dengue e cobra medidas da empresa

Publicada dia 20/02/2024 16:44

O Sindicato destaca preocupação com proliferação do Aedes aegypti nas unidades de trabalho e exige ações preventivas da ECT para proteger os trabalhadores.

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o SINDECTEB alerta os trabalhadores sobre os crescentes riscos da dengue e a necessidade urgente de medidas preventivas nas instalações da empresa. A proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, torna-se uma preocupação cada vez mais evidente, exigindo ações imediatas para garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de dengue têm aumentado significativamente nos últimos anos, e o ambiente de trabalho pode se tornar um foco propício para a reprodução do mosquito, colocando os trabalhadores em risco. Diante dessa realidade alarmante, o SINDECTEB ressalta a importância de medidas eficazes por parte da empresa para prevenir a proliferação do Aedes aegypti e proteger a saúde dos trabalhadores.

Entre as medidas urgentes solicitadas pelo sindicato estão:

1. Vistoria periódica: Realização de vistorias regulares nas instalações para identificar e eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito.
  2. Limpeza e manutenção: Manutenção constante de áreas externas e internas, incluindo limpeza de caixas d’água, ralos, calhas e demais locais que possam acumular água parada.
  3. Descarte adequado de resíduos: Implementação de procedimentos adequados para o descarte de resíduos sólidos, evitando acúmulo de lixo que possa servir como criadouro para o mosquito.
  4. Campanhas educativas: Realização de campanhas de conscientização e treinamentos para os trabalhadores, visando informá-los sobre os riscos da dengue e as medidas preventivas que devem ser adotadas tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.
  5. Uso de repelentes: Disponibilização de repelentes e outros produtos de proteção individual para os trabalhadores, especialmente aqueles que desempenham atividades externas ou em áreas de maior incidência do mosquito.
  6. Monitoramento constante: Implementação de um sistema de monitoramento contínuo para identificar precocemente possíveis casos de dengue entre os trabalhadores e tomar as medidas necessárias para evitar a propagação da doença.

O SINDECTEB reforça que a responsabilidade pela saúde e segurança dos trabalhadores é da empresa, sendo fundamental o engajamento de todas as áreas da ECT na adoção das medidas preventivas. A falta de ações efetivas pode não apenas comprometer a saúde dos trabalhadores, mas também impactar negativamente na produtividade e no funcionamento das atividades laborais.

Diante desse cenário, o SINDECTEB espera que a empresa atue de forma responsável e diligente, implementando as medidas solicitadas e garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. A prevenção é a melhor arma contra a dengue, e a colaboração de todos é essencial para combatermos essa grave ameaça à saúde pública.