SINDECTEB cobra ECT para regularizar Cipa nas unidades

Publicada dia 13/12/2021 16:34

Uma das lutas mais antigas e fundamentais do nosso Sindicato é pela prevenção de acidentes de trabalho, através do trabalho em conjunto com os cipeiros nas unidades dos Correios.

A diretoria do SINDECTEB tem uma ação contínua de acompanhamento do trabalho dos cipeiros. Uma das ferramentas para este trabalho são as atas das reuniões e resultado das eleições pelas quais o Sindicato fica sabendo o quê está acontecendo na rotina das unidades dos Correios. A falta da ata é, por si só, um sinal de alerta, também.

Com o encerramento da Campanha salarial deste ano, a cláusula da CIPA foi reconquistada, e com isso, as unidades com mais de 30 funcionários terão eleições para eleger o representante do setor.

O aprimoramento das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) é fundamental para garantir de fato a saúde e segurança dos trabalhadores, sempre foi um dos principais pontos de proposta do Sindicato para as melhorias urgentes e necessárias na política de Segurança, Saúde e condições de trabalho dos Correios.

A ECT tem a obrigação, de acordo com nosso Dissídio Coletivo, de enviar as atas de reuniões e também a documentação do processo eleitoral para o nosso Sindicato.

No último dia 09/12, o Sindicato enviou ofício aos Correios clique aqui e leia para cobrar a documentação, que não estava chegando à entidade.

No pedido do Sindicato, solicitamos o  envio  da  documentação  comprobatória  do  atendimento  destas  determinações, nas  unidades  a  qual  a  CIPA  é  obrigatória,  em  nossa  base  territorial:

CDD ANDRADINA

CDD TUPÃ

CDD VILA  MARCONDES

COMPLEXO PACÍFICO

Além dessas unidades acima citados no ofício, solicitamos que qualquer  outra  unidade  que  tenha  recentemente  superado  a  quantidade  de  30  (trinta)  pessoas  localizadas sejam enviadas as documentações relacionadas a CIPA.

Desta  relação,  excetuamos  a  unidade  “Superintendência  SPI”,  pois  continuamos  recebendo  as documentações  periodicamente,  e  temos  acompanhado  o  trabalho  exemplar  realizado  por  esta  Comissão, apesar  da  morosidade  da  Empresa  em  atender as  solicitações da CIPA, colocando em  risco seus  trabalhadores.

SINDECTEB na luta em defesa de melhores condições de trabalho e saúde!