SINDECTEB e CTB na Luta pela Redução da Selic, em Defesa dos Trabalhadores!

Publicada dia 01/08/2023 11:04

A pressão cresce para a redução da Selic, que sufoca os trabalhadores, especialmente a categoria ecetista, com os menores salários entre as estatais federais.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, enfrenta uma crescente pressão diante da alta taxa de juros que afeta toda a economia, inclusive os trabalhadores brasileiros. A Selic, atualmente em 13,75% ao ano, tem impactos preocupantes, sobretudo para a categoria ecetista, que enfrenta os menores salários entre as estatais federais.

Unindo suas vozes na luta pela redução da Selic, o SINDECTEB e a CTB buscam aliviar o impacto financeiro sobre os trabalhadores. O Copom se reunirá nesta terça e quarta-feira (01 e 02/08) para definir sobre a taxa básica de juros, e o mercado pressiona por uma redução entre 0,25 ou 0,5 ponto percentual, em busca de um início de processo de quedas.

Manter a Selic em patamares tão elevados, mesmo com a redução da inflação para 2,87%, é inaceitável, gerando perdas significativas para o país. O governo paga anualmente R$ 38 bilhões a cada 1% de juros cobrado pelo BC, e com a taxa atual, esse valor ultrapassa os R$ 522 bilhões, recursos que poderiam ser direcionados para áreas essenciais, como saúde, educação e segurança pública.

Além disso, a alta taxa de juros também afeta negativamente a cadeia produtiva, dificultando a geração de empregos e comprometendo a renda das famílias, que enfrentam juros exorbitantes em dívidas, tornando-se uma bola de neve financeira.

O desafio é grande, mas o SINDECTEB e a CTB estão determinados na defesa dos interesses dos trabalhadores, buscando uma taxa de juros mais justa que permita melhores condições de vida para todos. A esperança agora está na decisão do Copom, e a união dessas entidades fortalece a luta por um futuro mais promissor para os trabalhadores brasileiros.

Com informações da CTB.