SINDECTEB participa do evento de encerramento do Mês da Consciência Negra na SE-SPI

Publicada dia 01/12/2023 12:41

• Os diretores do Sindicato representaram os trabalhadores no encontro de encerramento do Mês da Consciência Negra na SE-SPI destacado pelas ações pelos direitos e equidade nos Correios.

• Projeto de Lei aprovado torna o 20 de novembro feriado nacional, celebrando Zumbi dos Palmares e fortalecendo a Consciência Negra.

Na tarde de 30/11, a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (SINDECTEB) marcou presença no significativo evento de encerramento do Mês da Consciência Negra, promovido pela Superintendência Estadual dos Correios em São Paulo (SE-SPI). Entre os participantes estavam os diretores: Jorge da Silva (CDD Bauru), Diomédio Francisco de Souza Junior (CTCE Bauru), Wilson Timóteo Ferreira (CTCE Bauru) e Rita de Cassia Tavares de Oliveira Souza (CDD Bauru).

O encontro, realizado em Bauru, concentrou-se em iniciativas que promovem equidade de gênero e raça, além de destacar o respeito à diversidade e ações contra assédio. Essas ações contribuem para enriquecer as discussões e práticas em prol de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

Dia da Consciência Negra: Agora um Feriado Nacional em Homenagem a Zumbi dos Palmares

Em uma votação expressiva, com 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, celebrado em 20 de novembro. A proposta, anteriormente aprovada pelo Senado em 2021, aguarda agora a sanção do presidente Lula.

Essa decisão, originada de uma demanda da bancada negra da Câmara, representa um marco ao fortalecer a celebração de Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares e figura histórica fundamental na resistência à escravidão. O 20 de novembro, ao se tornar um feriado nacional, adquire uma dimensão pedagógica ampliada, tornando-se símbolo de luta por justiça social, igualdade e resistência contra opressão e exploração.

Ao celebrar Zumbi e fortalecer a Consciência Negra, a sociedade brasileira reafirma seu compromisso com a promoção de uma cultura organizacional que valoriza a diversidade e constrói um ambiente mais justo e igualitário nos Correios e em toda a sociedade.

Carta do Encerramento – Consciência Negra – SEI CORREIOS