SINDECTEB realiza 23º Encontro de Diretores e Delegados
Publicada dia 27/05/2020 20:18
Na noite de hoje, dia 27 de maio de 2020, ocorreu o 23º Encontro de Diretores e Delegados do SINDECTEB.
Todos os Companheiros participaram via videoconferência, que teve início às 19h. Dentre os assuntos discutidos no Encontro foram levantadas as seguintes pautas:
- Como ficarão as negociações coletivas deste ano;
- As medidas de segurança que a ECT está adotando para resguardar os Ecetistas durante a pandemia, tendo em vista que as operações dos Correios seguem na ativa;
- A importância da eleição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do POSTALIS.
Iniciando a reunião, o Presidente do SINDECTEB, José Aparecido Gimenes Gandara, agradeceu a presença de todos e iniciou o debate informando sobre a atual conjuntura vivida pelos Correios e como o SINDECTEB está se posicionando diante de todos os fatos.
Gandara citou as ações judiciais que estão ocorrendo agora:
- Ação dos EPIs;
- Ação do abono pecuniário;
- Ação dos 10 dias de férias.
- Ação de coabitação.
Boa parte delas ainda seguem sem decisão na Justiça, contudo, algumas delas já sofreram derrotas, com a de Coabitação.
Em relação às negociações coletivas, Gandara fez um breve resumo sobre a complexidade das negociações de 2019 e falou sobre o cenário desafiante que os Sindicatos e a FINDECT irão enfrentar para executar as reuniões de negociação com a direção dos Correios e, até mesmo, conversas com os Ministros do TST.
O primeiro ponto a ser discutido com os Correios é a impossibilidade de realizar o congresso da FINDECT para aprovar a pauta de reivindicações.
Outro ponto a se pensar é a sentença normativa que prevalecia o ACT por 12 meses. Tudo isso deixa o cenário das negociações bastante complicado, portanto, ainda não há um caminho definitivo para a Campanha Salarial deste ano.
O SINDECTEB e a FINDECT estão nessa batalha diariamente. Queremos manter todos os benefícios que conquistamos ao longo dos mais de 30 anos de luta.
A ECT provocou a greve ano passado, para justamente ter direito à uma mediação no ACT do ano passado, e não queremos que isso seja um motivo para não negociar em 2020.
ELEIÇÕES DOS CONSELHOS DELIBERATIVO E FISCAL DO POSTALIS
Durante o encontro, o Gandara realçou a importância da eleição dos Conselhos do POSTALIS. O fundo de pensão é dos funcionários e precisa ser gerido por pessoas compromissadas com os interesses dos participantes e não com os interesses políticos que orbitam a gestão dos Correios.
A FINDECT e a ADCAP se reuniram para lançar chapas com o objetivo de devolver ao Ecetista a voz necessária dentro dos Conselhos do POSTALIS.
Neste momento, pedimos a todos os Companheiros que participem e votem e façam parte desse importante processo democrático.
Apesar das perspectivas que divergem em alguns momentos, a Federação e a ADCAP entendem que o real objetivo do momento é a voz ativa dos Ecetistas dentro dos POSTALIS, por isso, o momento é de união.
Pedimos o seu voto, especialmente nas Chapas encabeçadas pelos Diretores da FINDECT:
CONSELHO DELIBERATIVO
CHAPA 158: Fazer uma Administração com lisura a serviço dos participantes
- MARCOS SANT’AGUIDA (TITULAR DA CHAPA E DIRETOR DO SINTECT-RJ E DA FINDECT)
- WAGNER DE OLIVEIRA PESTANA (SUPLENTE)
CONSELHO FISCAL
CHAPA 166: Transparência e Qualidade
- ANÉZIO RODRIGUES (TITULAR DA CHAPA E DIRETOR DO SINDECT E DA FINDECT)
- HÉLIO GERALDO DE REZENDE (SUPLENTE)