SINDECTEB solicita ação urgente da ECT no CDD Tropical, em Araçatuba

Publicada dia 20/03/2021 16:58

Seguimos trabalhando sem medir esforços na luta conta a covid-19 dentro das unidades dos Correios. Nossa preocupação principal é a proteção dos Trabalhadores e redução do contágio seus familiares e dos clientes da ECT.

Acontece que o mesmo esforço feito por nós não está sendo feito pela Empresa.

No dia 17/03/2021 (há dois dias atrás), foi feito o protocolo do Ofício SINDECTEB 158/2021. Este documento foi encaminhado para a direção dos Correios e também para a Vigilância Sanitária de Araçatuba. O conteúdo do Ofício é de extrema importância e apresenta a situação do CDD Tropical.

Atualmente a unidade se encontra em CRISE EPIDEMIOLÓGICA. Em 17/03/2021 foram contabilizados 13 funcionários com suspeita de covid-19. O número era alarmante, o que fez com que emitíssemos o Ofício com bastante urgência.

A ECT até agora não respondeu, o que nos fez emitir uma nova comunicação, inclusive com atualização dos números de infectados. No dia de hoje (19/03/2021), o quadro do CDD Tropical é este:

17 Funcionários com suspeita de covid, dentre os quais:

10 testaram positivo;

7 estão aguardando resultado do teste.

A falta de resposta significa que não foi feita desinfecção da unidade (ou não foi encaminhado para nós qualquer laudo de limpeza, conforme solicitado desde o início da pandemia.

A gestão local minimizou o problema, alegando que os casos eram apenas “suspeitas”.

Hoje podemos ver o resultado deste excesso de otimismo por parte da gestão. E ainda existem outros agravantes do caso:

Agravante 1: outros empregados lotados neste edifício também apresentaram sintomas, mas não são orientados a procurar atendimento médico, em “prol da produtividade”.

Agravante 2: Vários empregados de outras unidades que foram trabalhar no CDD Tropical nos últimos dias (mesmo quando já havia casos confirmados, e sem higienização na unidade) também apresentaram sintomas, podendo ter um agravamento da proliferação do vírus em toda a região de Araçatuba/SP.

Temos, inclusive, evidências de que o CDD Tropical não está seguindo as determinações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Várias negligências sanitárias ocorreram e contribuíram de forma direta para mais casos positivos de covid-19 dentre os Ecetistas ali lotados.

Confira aqui o Ofício encaminhado pelo SINDECTEB.

Até quando?

A ECT está negligenciando algo importantíssimo. São vidas em risco, não apenas de funcionários mas de toda a população que tem contato com eles, isso inclui suas famílias, vizinhos, pessoas que compartilham o transporte público e até os próprios clientes da ECT.

O descaso reflete bem a perspectiva do Governo Federal sobre a pandemia. As ações efetivas e de bom-senso são deixadas de lado, e são cumpridas apenas as determinações vindas de um Governo totalmente despreparado para lidar com uma crise sanitária.

O Brasil tem uma das piores situações pandêmicas de todo o mundo, sendo considerado um dos piores países em termos de medidas de combate à covid-19.

Até quando o Governo Federal vai se omitir perante essa situação? Quando teremos um Ministério da Saúde atuante e que tome as medidas certas?

A ausência de respostas para essas perguntas traz indignação para todos nós do SINDECTEB, por isso, se o Governo e a ECT não fazem a sua parte, nós vamos continuar cobrando intensamente.