SINDECTEB e ECT realizam 3° reunião da MRNP

Publicada dia 26/05/2023 15:40

Nos dias 24 e 25 de maio de 2023, representantes do SINDECTEB e da ECT se reuniram para a 3ª Reunião da MRNP (Mesa Regional de Negociação Permanente). Participaram da reunião o presidente José Aparecido Gandara e os diretores Diomedio, Hideyoshi, Vinícius, Silvio e Laerte pelo SINDECTEB e Pedro Moacyr Barcelos Neto, Cibele Adriana Cunha Sanchez, Juliana Emiko Bashyio Catalão, Fernanda Martins de Barros e Edvaldo Navarro pela ECT.

Durante a reunião, foram discutidas várias questões importantes para os trabalhadores dos Correios. Uma das principais questões discutidas foi uma demanda particular de mais de 70 empregados. Além disso, o sindicato apresentou várias demandas coletivas em nome de todos os trabalhadores.

Uma dessas demandas coletivas foi a mudança no SGP (Sistema de Gestão de Pessoas) para impedir que gestores da unidade de origem possam negar transferências. Isso daria mais liberdade aos trabalhadores para se transferirem para outras unidades se assim desejarem.

Outra demanda importante foi a implantação da entrega matutina em 100% das unidades. Isso incluiria também os motociclistas, que atualmente não têm acesso a esse benefício. A entrega matutina permite que os trabalhadores realizem suas entregas mais cedo, evitando o calor do meio-dia e melhorando as condições de trabalho.

O Sindicato também cobrou a reabertura de agências em cidades onde havia apenas uma agência. Isso inclui a AC Manduri, que foi fechada recentemente. A reabertura dessas agências é importante para garantir o acesso aos serviços dos Correios nessas cidades.

Além disso, foi solicitado que todas as unidades unipessoais incluam um carteiro. Isso garantiria que todas as unidades tenham pelo menos dois funcionários, melhorando as condições de trabalho e o atendimento ao público.

Outras demandas incluíram a retomada do TD/Dominó, um programa interno da ECT que permite aos trabalhadores trocarem de turno com mais facilidade. Também foi solicitada a revisão das regras para transferências compulsórias, para garantir que os trabalhadores não sejam transferidos contra sua vontade.

Por fim, os dirigentes cobraram o fornecimento de todos os documentos do SD/SDe, relação de unidades super/ajustadas/defic e relação de veículos previstos e disponibilizados. Essas informações são importantes para garantir a transparência e o bom funcionamento da empresa.

A próxima reunião foi agendada para o dia 30/06 às 9 h entre os representantes da empresa e sindicato para que possam trazer resposta às demandas apresentadas pelo SINDECTEB.