SINDECTEB e FINDECT se reúnem com empresários na “capital das mudas” e assessor do ministro Padilha para debater diversificação dos serviços dos Correios
Publicada dia 24/05/2025 17:39
O encontro em Herculândia discutiu propostas para ampliar o atendimento da estatal e a diversificação dos serviços, incluindo o envio de plantas vivas, e reforça a atuação do sindicato em defesa da categoria e da sustentabilidade da empresa.

O SINDECTEB e a FINDECT, participaram no último dia 8 de maio de uma importante reunião no município de Herculândia (SP), considerada a “capital das mudas” no país. O encontro teve como pauta principal a proposta de liberação do envio de plantas vivas pelas agências dos Correios, serviço atualmente restrito pela legislação postal vigente até então.
Participaram da reunião o diretor sindical Silvio Prudêncio — que também é secretário de Assuntos Parlamentares da FINDECT —, o delegado sindical e gestor local dos Correios, Reginaldo Essencio, o empresário Elias Pinto (do setor de mudas) e Willian Almeida, assessor do ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República).
O empresário Elias Pinto relatou que realiza entre 1.000 e 1.500 postagens semanais através do Mercado Livre, mas que hoje depende unicamente de transportadoras, o que encarece os custos e compromete a qualidade da entrega. A possibilidade de utilizar os Correios, com sua ampla capilaridade nacional, beneficiaria diretamente milhares de produtores da região.
Durante o encontro, o assessor do Ministério se mostrou receptivo à pauta e recomendou que o sindicato leve a demanda ao deputado federal Nilto Tatto (PT), parlamentar engajado na pauta ambiental, para avançar na construção de uma proposta legislativa.
A reunião, realizada antes da recente atualização da Lei Postal pelo governo federal, mostra que o SINDECTEB e a FINDECT estão atuando de forma antecipada, com visão estratégica, buscando caminhos concretos para ampliar os serviços prestados pela estatal e fortalecer sua saúde financeira.
“Essa reunião foi mais uma demonstração de que estamos atentos, conectados com as necessidades do setor e atuando para transformar essas demandas em propostas concretas. A categoria pode ter certeza de que o sindicato está no rumo certo, lutando pela valorização dos trabalhadores e pelo fortalecimento dos Correios como empresa pública e estratégica”, afirmou Silvio Prudêncio.
O SINDECTEB reforça seu compromisso com os trabalhadores e seguirá articulando com parlamentares, ministérios e setores econômicos para defender os interesses da categoria e impulsionar os Correios rumo a um futuro com mais serviços, mais empregos e mais presença no Brasil inteiro.
Ao navegar em nosso site, você concorda com nossa política de privacidade. Clique e conheça.