FINDECT solicita apoio do Ministro do Trabalho nas negociações coletivas com a ECT

Publicada dia 12/08/2024 11:31

A greve nas bases da FINDECT ganha força e pode se expandir ainda mais nos próximos dias se os sindicatos anteciparem suas assembleias e reforçarem a luta pela redução do custeio do plano de saúde e pelo reajuste salarial imediato e também nas funções.

A greve dos trabalhadores dos Correios, iniciada no dia 7 de agosto de 2024, nas bases da FINDECT e demais sindicatos, tem se intensificado a cada dia. Nesta segunda-feira, 12/08, o movimento grevista se ampliou, e a expectativa é que ele cresça ainda mais com a adesão de outros sindicatos, que deveriam antecipar suas assembleias e se unirem à luta por melhores condições de trabalho e salariais.

A insatisfação dos trabalhadores é evidente e se reflete na rejeição unânime à proposta da ECT. A proposta da empresa não prevê reajuste salarial imediato, adiando-o para janeiro de 2025, e ignora a recuperação dos benefícios retirados nos últimos anos. Outro ponto crítico é o plano de saúde, que consome mais de 30% dos salários dos trabalhadores, comprometendo sua qualidade de vida.

Além disso, a falta de reposição das vagas deixadas pelos Planos de Demissão Voluntária e a ausência de concursos públicos desde 2011 têm agravado as condições de trabalho, resultando em sobrecarga e aumento do adoecimento entre os trabalhadores.

Diante dessa situação, a FINDECT, representada por seu vice-presidente Elias Diviza, entregou nesta segunda-feira um documento ao Ministro do Trabalho e Emprego, solicitando apoio na mediação das negociações coletivas com a direção da ECT. A entrega foi acompanhada pelo presidente nacional do MDB Trabalhista, Washington Maradona, e pelo presidente da UGT, Ricardo Patah.

A FINDECT acredita que a intervenção do Ministro é essencial para pressionar a direção da ECT a avançar nas negociações e garantir um acordo justo para os trabalhadores. A federação reforça a importância dos sindicatos que ainda não realizaram suas assembleias a antecipá-las, para que possam decretar greve e fortalecer a mobilização nacional.

A união e a ampliação do movimento grevista são fundamentais para conquistar as demandas dos trabalhadores e restabelecer condições dignas de trabalho. A FINDECT se mantém à disposição para qualquer esclarecimento adicional e continuará lutando incansavelmente pelos direitos dos trabalhadores dos Correios.

Ofício Nº SGD 444-2024 – Luiz Marinho – Apoio de Mediação das Negociações Coletivas com a Direção da ECT