Diretoria FINDECT divulga resoluções para a luta pela manutenção da Assistência Médica – Não aceitamos mensalidade!

Publicada dia 25/01/2017 10:27

Diretoria da FINDECT, e sindicatos filiados, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 20 de janeiro, para debater a luta na defesa da Assistência Médica dos Trabalhadores dos Correios. O encontro foi organizado como resposta aos ataques propostos pela direção da Empresa ao benefício dos Ecetistas.

IMG_6160

Participaram da reunião dirigentes dos Sindicatos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins e Maranhão. Além dos lideres sindicais, ainda participaram do debate representantes da FAACO, ADCAP e APECT. No início, a representante da vice-presidência dos Correios, Alda Mitiê, fez apresentação dos resultados das discussões na comissão paritária para melhorias no plano de Assistência Médica.

Na parte da manhã, foi apresentada a proposta da Empresa para manutenção do plano de saúde e discutida todos os problemas que atingem a categoria ecetista. Na parte da tarde, foi a vez dos representantes dos Trabalhadores na Comissão Paritária apresentarem suas propostas para os dirigentes sindicais.

IMG_6253

Para sustentar o debate, foram utilizados os resultados da consultoria H&J sobre a atual situação do plano de Assistência Médica. O consenso dos representantes na Comissão, e também da plenária, é a de que mudanças são necessárias e urgentes na gestão do Plano de Saúde. No entanto, a proposta de coparticipação (cobrança de mensalidade) está descartada,  uma vez que a categoria ecetista é a que recebe menores salários, quando comparado ao de outras estatais.

“Pela proposta da Empresa, os Trabalhadores terão de 20 à 40% dos seus salários comprometidos com o plano de saúde. Além disso, as consultas e outros procedimentos também serão cobrados do Trabalhador. Essa proposta é insustentável”, afirma Wilson Araújo, representante dos Trabalhadores na Comissão Paritária.

IMG_6191

A proposta apresentada pelos representantes na comissão de Saúde foi a volta dos ambulatórios e o retorno da gestão da Assistência Médica para o RH da Empresa, bandeiras já levantadas pela FINDECT.

IMG_6216

Alguns documentos solicitados pelos representantes dos Trabalhadores na Comissão não foram apresentados pela Empresa. Documentos fundamentais para análise das contas e elaboração de melhores propostas para  manutenção do plano de saúde. Os documentos serão cobrados mais uma vez nas reuniões da semana do dia 23 de janeiro.

Após um dia inteiro de debates, foram aprovadas as seguintes resoluções:

1) Rejeitar a proposta da ECT tão logo seja apresentado o relatório da Comissão Paritária (Não aceitamos mensalidades);

2) Defender que 10% do faturamento da ECT seja destinado às despesas com saúde de seus funcionários, de modo a financiar a assistência médica e odontológica;

3) Exigir o retorno da gestão do Correios Saúde para a ECT (RH);

4) Disputar as eleições para o Conselho Deliberativo e Fiscal do POSTAL SAÚDE, em unidade com outras organizações representativas dos trabalhadores;

5) Mobilizar os trabalhadores de modo a não permitir nenhum retrocesso em nossa Assistência Médica. Queremos melhorias e ampliação da rede credenciada.