FINDECT na luta pela qualidade e manutenção do Plano de Saúde

Publicada dia 20/03/2015 16:11

A FINDECT vem participando das reuniões do Comitê de Qualidade do Plano de Saúde, sendo representada pelo companheiro Anézio Rodrigues. Ao longo do ano de 2015, os trabalhadores e trabalhadoras vêm informando o companheiro dos problemas e dificuldades enfrentados no dia-a-dia. Em busca de solução, Anézio, além da participação efetiva nas reuniões do comitê, como representante dos trabalhadores, encaminhou uma série de ofícios questionando a qualidade do serviço prestado pelo Postal Saúde. Confira abaixo os ofícios já protocolados até o momento:

Ofício 06 – O Comitê de Qualidade do Plano de Saúde já havia se reunião em dois momentos 10/12/2014 e 07/01/2015, no entanto, os maiores problemas que os funcionários e os credenciado enfrentavam (e ainda enfrentam) são a falta de pagamento e consequentemente a suspensão dos serviços. Os trabalhadores e seus dependentes, em muitos caso,s são expostos vergonhosamente quando procuram tratamento médico/odontológico e são informados que os atendimentos estão suspensos por falta de pagamento.

A FINDECT, através de seus representantes junto ao Comitê, tem apresentado propostas e debatido as questões, porém o Coordenador do Comitê entende que os casos que tem sido apresentado são pontuais e que não carecem ser discutidos no Comitê e não permitiram constar em ata.

Então questionamos: Porque o Comitê então? Se os problemas do Plano de Saúde estão no atendimento, autorizações, ressarcimentos, informações e outros, que não podem ser tratados no Comitê?

Qual o papel do Comitê, uma vez que estamos tendo gastos com locomoção e estadia em Brasília para participar das reuniões mensais se as questões levantadas não são resolvidas e mais, os problemas persistem sem soluções.

Portanto, acreditamos que o papel deste Comitê é discutir e acompanhar a prestação e o cumprimento da cláusula em toda sua totalidade sem prejuízo algum para os trabalhadores e seus dependentes, e sendo assim solicitamos que a ECT oriente os seus Representantes a postura correta nas reuniões.

Ofício 10 – Com a criação do Comitê Paritário de Qualidade da prestação de serviços médicos/odontológicos prestados hoje pelo Postal Saúde, o qual foi criado por determinação do TST, estávamos convictos de que os problemas fossem regularizados, porém não é o que estamos vendo e assistindo. O Companheiro Anézio, através de oficio da FINDECT, encaminhou uma lista com diversos questionamentos acerca das falhas na prestação de serviço do Postal Saúde. A lista foi elaborada após o companheiro receber uma série de reclamações e pedidos de auxílio, por parte dos trabalhadores e trabalhadoras ecetistas.

Confira a resposta do Postal Saúde para esse ofício.

Ofício 15 – Os descredenciamentos de odontólogos (dentistas) estão ocorrendo com frequência em detrimento aos demais. Os profissionais tem alegado que a burocracia exigida é descabida e inviável atendê-la, assim como também a tabela usada pelo Postal Saúde para pagamento, segundo eles, está muito aquém da realidade, não cobrindo os gastos de operacionalização.

Nos últimos documentos protocolados na VIGEP (OF/FINDECT- 006/2015 e OF/FINDECT-010/2015), o Companheiro Anézio expôs, dentre outros, esta situação em lide. Sugeriu, portanto, que o Postal Saúde, através dos núcleos das DRs, disponibilize profissionais para visitarem os médicos, clínicas, hospitais, laboratórios, etc., procurando negociar e facilitar o acesso as informações e diminuindo as barreiras burocráticas que tem desestimulado os profissionais a cadastrarem junto ao Plano de Saúde.

Ofício 30 – Estamos sendo contatados pelos trabalhadores do Rio Grande do Norte nos solicitando intervenção junto ao Postal Saúde, com relação à suspensão da prestação de serviço médico na capital. Anézio solicitou, com urgência, que a situação seja regularizada, uma vez que esta causando transtorno na vida dos trabalhadores e de seus dependentes.

Oficio 31 – Os companheiros e companheiras de Laranjal Paulista e Região estão sendo penalizados pelo descredenciamento de odontólogos e cooperativa médica responsável pelo atendimento dos funcionários do Correio. O Companheiro Anézio solicitou, por meio de ofício da FINDECT, a regularização com urgência. Os trabalhadores estão pagando com recursos próprios as despesas de consultas e outros também (como por exemplo, o custo do deslocamento até uma cidade próxima que ofereça o serviço).

Oficio 32 – O Companheiro Anézio, como representante do Comitê de Qualidade do Plano de Saúde, através da FINDECT, encaminhou ofício acima para a administração do Postal Saúde, cobrando e solicitando providências quanto à regularização de convênios odontológicos para a cidade de Jaú.

Oficio 33 – Para o Companheiro Anézio não existe barreira ideológica, mas sim o trabalhador ecetista em primeiro lugar, pois sua preocupação e dedicação quanto à qualidade do Plano de Saúde não têm fronteiras. Encaminhou, via FINDECT, atendendo ao pedido da esposa de um funcionário do Estado do Espírito Santo, capital, a qual em contanto via e-mail expôs ao companheiro os problemas que estaria enfrentando com relação ao atendimento domiciliar de seu esposo, na iminência da suspensão do atendimento e acompanhamento pela empresa prestadora do serviço, imediatamente o companheiro emitiu documento para o Diretor de Saúde e Administração do Postal Saúde, expondo o problema. Na sequencia, o Postal Saúde nos respondeu que os valores estariam sendo creditados na conta da empresa, o Anézio fez, então, o contato com a prestadora do serviço, para certificar-se do pagamento, uma vez que o Postal estaria depositando na conta da Empresa. Não foi o que aconteceu, não fizeram o depósito integral dos valores devidos, o companheiro então questionou, através de um segundo documento, apontando os meses e as faturas que permanecem abertas, solicitando com urgência a regularização dos pagamentos para que não haja prejuízo do trabalhador.