DIREÇÃO DA ECT ANUNCIA NOVA SUSPENSÃO DOS DIMENSIONAMENTOS DE CARGA – SDs

Publicada dia 22/03/2023 16:39

• Em resposta ao SINDECTEB e FINDECT, a direção da ECT enviou resposta confirmando a prorrogação do início dos novos dimensionamentos (contagem e implantações) e solicita que as Superintendências Estaduais aguardem novas orientações para retomar a implantação do Sistema de Distritamento – SD

• A suspensão dos SDs e SDEs confirma o que a categoria vem denunciando exaustivamente, que há falhas no sistema e que esse tema necessita de debate com as entidades sindicais através da MNNP

Os sindicatos filiados à FINDECT informam que após muita pressão dos trabalhadores e do movimento sindical, os representantes da ECT novamente reconheceram que há falhas e problemas e concordaram com a proposta da FINDECT de prorrogar a suspensão dos SDs e SDEs, para que o sistema seja estudado e discutido na Mesa de Negociação.

Além disso, a FINDECT cobrou que os últimos SDs e SDEs, implantados sem qualquer diálogo com os trabalhadores, também sejam suspensos e reavaliados, tendo em vista as inúmeras discrepâncias denunciadas pela categoria no país todo.

O Sistema de distritamento (SD), da forma que vem sendo implantado tem gerado acúmulo de objetos postais represados nos setores, ocasionando em atrasos, redução de distritos, reclamações de clientes e prejudicando a imagem da empresa perante a população.

É unanimidade em toda categoria que o SD e SDE é prejudicial, não só aos trabalhadores, quanto à população.

Por isso, os Sindicatos fizeram diversos questionamentos, sem contar que o efetivo está cada vez mais reduzido devido a falta de contratação mediante concurso público, o mais contraditório é que enquanto os setores estão acumulando correspondências devido ao DDA, a direção da ECT diz que as unidades estão superavitárias no efetivo.

Como acreditar que esses coeficientes utilizados foram feitos com lisura e mostrando a realidade, como que esses cálculos chegam a esses coeficientes.

A FINDECT quer acompanhar e já cobrou um estudo do resultado do dimensionamento realizado pelas Superintendências Estaduais.

Não podemos num SD e SDE que segue sendo feito sob encomenda, onde sempre chega à conclusão de que os setores têm empregados sobrando, mas a realidade é outra, é só chegar nos setores e comprovar a redução drástica de distritos, aumento da sobrecarga de trabalho e insatisfação dos clientes.

Precisamos unificar e fortalecer a luta contra a precarização do trabalho nos Correios!