SINDECTEB avança em discussão na 2° reunião da mesa regional de negociação com representantes da SE-SPI

Publicada dia 26/04/2023 12:49

No último dia 25, a Diretoria do SINDECTEB participou, na sede da Superintendência SPI, da 2° Reunião da Mesa Regional de Negociação Permanente (MRNP), onde foram discutidos assuntos regionais que envolvem os trabalhadores da base do SINDECTEB.

A segunda reunião da mesa regional de negociação entre os dirigentes do Sindicato e da ECT foi realizada com o objetivo de discutir questões importantes para os trabalhadores de Bauru e região. Durante a reunião, dirigentes do SINDECTEB apresentaram suas demandas e preocupações, buscando encontrar soluções que atendessem aos interesses da categoria.

O processo de negociação permanente entre a empresa e o sindicato é um passo importante para o fortalecimento do diálogo entre as partes e para a busca de soluções que beneficiem a categoria ecetista, tanto é que está comprovado que traz resultados positivos.

Durante a reunião, foi acertado os seguintes acordos:

Acesso às unidades de trabalho

Em resposta ao questionamento da entidade frente a dificuldade de acesso dos dirigentes sindicais às unidades de trabalho, o COPER firmou um compromisso de autorizar que os diretores do SINDECTEB ingressem em qualquer unidade para levantar informações sobre condições de trabalho e operacionalização.

Retomada da entrega matutina

A direção dos Correios também se compremeteu de, ainda este mês, garantir a 100% de retomada da Entrega Matutina em todos os CDDs, e posteriormente, iniciar a implantação nas UDs.

Melhorias nas condições de trabalho

A empresa se comprometeu em terminar o levantamento das informações da situação das condições de trabalho no CDD Marília e tomar ações para corrigir as irregularidades.

O SINDECTEB avalia que é importante esse processo contínuo e que sejam encontradas soluções justas e equilibradas para as questões discutidas na MRNP.

“A discussão foi produtiva e ambas as partes demonstraram disposição em buscar esforços para melhorar as condições de trabalho e atender às reivindicações da categoria”, avalia José Aparecido Gandara, Presidente do SINDECTEB.

Ao final da reunião, os representantes do SINDECTEB apresentaram uma série de reivindicações e aguardam resposta na próxima reunião a ser agendada. Foram discutidas as seguintes pautas:

1 – Ajustes de jornadas de trabalho aos sábados, com retomada da jornada para empregados elegíveis (unidades que funcionam aos sábados) que possuem interesse e com a retirada desta jornada (e o adicional de 15%) para empregados que solicitarem. Citado o exemplo de um empregado de cada caso;

2 – Reforçado o calendário mensal das reuniões do MRNP;

3 – Devolução de desconto indevido (limbo previdenciário) – casos específicos;

4 – Atuação para reversão da atualização do MANPES Transferência, a qual, na versão de 28.02.2023, retirou poderes da SE de autorizar transferências em casos excepcionais;

5 – Solicitação de transferência ou permuta de 20 (vinte) empregados que foram relacionados em ata;

6 – Reversão de transferências compulsórias – casos específicos;

7 – Criação de um trabalho conjunto entre SINDECTEB e representantes da ECT para realização de vistorias e levantamento de informações, das condições de trabalho e atendimento aos normativos da empresa com relação à operacionalização de trabalho, de alguns CDDs, conforme relacionado em ata;

8 – Atuação para correção de procedimentos e sistema SGPD, que apresenta vários problemas que geram prejuízos para a empresa.

Participaram da reunião representando o SINDECTEB: José Aparecido Gimenes Gandara – Presidente, Silvio Prudêncio, Laerte Paes Claro Junior, Diomédio Francisco de Souza Junior, Vinícius Marion de Oliveira, Hideyochi de Oliveira Hina e Alessandro Soares Vieira.

Pela direção dos Correios, participaram: Pedro Moacyr Barcelos Neto, COPER, Emerson Costa Fernandes – Coordenador Regional de Suporte – SPI, Juliana Emiko Bashyio Catalão – Gerente da GEPES – SPI e Edivaldo Navarro – Agente de Relacionamento Organizacional da SGREO – SPI.